Conhecendo a Geografia na escola: o ensino em uma escola de Três Lagoas/MS
Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa proposta pela disciplina de Prática de Ensino I do Curso de Licenciatura em Geografia e teve por objetivo analisar o que e como se ensina Geografia na atualidade. Essa investigação foi realizada no primeiro semestre de 2016 em uma escola do município de Três Lagoas/MS, e possibilitou reconhecer como a geografia é trabalhada na escola e se os alunos conseguem compreender a relação dos conteúdos com o seu cotidiano. Além disso, ao final do trabalho foi desenvolvido um material didático para contribuir com o ensino na disciplina na escola participante da pesquisa. Constatamos a importância de aulas práticas e participativas por promover uma geografia viva, que interage com as constates mudanças do mundo, substituindo a prática tradicional e possibilitando ao aluno refletir sobre o espaço produzido, e as relações entre sociedade e natureza.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.