USO DO CELULAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

  • Adriana de Barros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL)
  • Felipe Silgueiros Sanches Navarro
  • Tatiane Aparecida Borges

Resumo

O presente trabalho analisou o uso de novas tecnologias que tornaram as aulas de geografia mais significativas, considerando o processo de ensino e aprendizagem voltado para uma concepção crítica e reflexiva dos seus conceitos e conteúdos. O uso dos recursos tecnológicos disponíveis tanto pelos estudantes como no caso dos celulares, como os recursos da escola podem auxiliar no processo de construção do conhecimento, pois dinamizam outras linguagens associadas às imagens, músicas e outros que podem ser baixadas diretamente deste instrumento. Desta maneira, como metodologia de ensino foi desenvolvida uma experiência de Oficina “O uso do celular na prática pedagógica” com objetivo o uso do celular/smartphone no desenvolvimento de diversas atividades didáticas, desde a simples funções da câmera, aos aplicativos atuais. Neste momento que os professores trocaram experiências com seus alunos na elaboração de vídeos com os temas trabalhados na sala. Como resultado, percebe-se que os estudantes se sentem motivados para realizar atividades com o uso dessas tecnologias. PALAVRAS- CHAVE: Tecnologias; Celular; Prática Pedagógica

Biografia do Autor

Adriana de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL)
Geografia > Geografia Humana
Publicado
2018-12-06