PIBID Geografia em prática: a experiência em sala de aula

  • Eder Mauricio de Oliveira Barroso Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Patricia Helena Mirandola Garcia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Zenaide Pereira da Silva Oliveira Escola Estadual Padre João Tomes
  • Leticia Alves Leonardo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Francielle Rodrigues de Macedo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Ensino, Geografia, Metodologias

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas experiências educacionais vivenciadas entre os anos 2015 e 2016 com classes/anos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental II, na Escola Estadual Padre João Tomes, localizada no município de Três Lagoas- Ms, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID). O mesmo busca discursar sobre as distintas abordagens geográficas presentes nas metodologias e sua utilização no ensino da educação básica. Esta abordagem conceitual se pauta numa exposição que tem sido trabalhado e discutido atualmente no ensino de geografia. Além de relatar tais experiências buscouse também fazer uma breve reflexão sobre o atual estado do ensino de geografia.

Biografia do Autor

Eder Mauricio de Oliveira Barroso, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Acadêmico do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Patricia Helena Mirandola Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Zenaide Pereira da Silva Oliveira, Escola Estadual Padre João Tomes

Professora na Escola Estadual Padre João Tomes, Três Lagoas,MS.

Leticia Alves Leonardo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do curso de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Francielle Rodrigues de Macedo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do curso de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Publicado
2018-12-08
Como Citar
BARROSO, E. M. DE O.; GARCIA, P. H. M.; OLIVEIRA, Z. P. DA S.; LEONARDO, L. A.; MACEDO, F. R. DE. PIBID Geografia em prática: a experiência em sala de aula. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 3, p. 53-63, 8 dez. 2018.