PIBID GEOGRAFIA EM PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

  • Eder Mauricio de Oliveira Barroso Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Patricia Helena Mirandola Garcia
  • Zenaide Pereira da Silva Oliveira
  • Leticia Alves Leonardo
  • Francielle Rodrigues de Macedo

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas experiências educacionais vivenciadas entre os anos 2015 e 2016 com classes/anos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental II, na Escola Estadual Padre João Tomes, localizada no município de Três Lagoas- Ms, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID). O mesmo busca discursar sobre as distintas abordagens geográficas presentes nas metodologias e sua utilização no ensino da educação básica. Esta abordagem conceitual se pauta numa exposição que tem sido trabalhado e discutido atualmente no ensino de geografia. Além de relatar tais experiências buscouse também fazer uma breve reflexão sobre o atual estado do ensino de geografia.PALAVRAS- CHAVE: Ensino, Geografia, Metodologias.

Biografia do Autor

Eder Mauricio de Oliveira Barroso, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Pós­ Doutora ­ Geografia ­ USP ­ São Paulo, supervisão Marcello Martinelli com bolsa do CNPq ­ 2009­2010 Professora adjunto do curso de Geografia (licenciatura ebacharelado) e do Programa de Pós Graduaçao em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ­ Três Lagoas/ MS * Lider do Grupo DIGEAGEO ­ Diretrizes deGestão Ambiental com uso de Geotecnologias UFMS & CNPq; * Lider do grupo LEA ­ Laboratório Multidisciplnar de Ensino e Aprendizagem ­ UFMS * Membro do GEEPI Grupo de Estudos Estratégicos e Planejamento Integrado UFMT & CNPq, * Trabalha na área Geografia, com ênfase em Geografia Regional, seus enfoques atuais estãobaseados nas temáticas de Planejamento Ambiental com uso de Geotecnologias