PIBID GEOGRAFIA EM PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

  • Eder Mauricio de Oliveira Barroso Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Estela de Souza Prates
  • Francielle Rodrigues de Macedo
  • Maycon Regis Nogueira
  • Robson Mendes Guilherme

Resumo

 O presente artigo tem como objetivo analisar a percepção dos alunos referente ao campo e a cidade, a partir das categorias lugar e paisagem. A metodologia desenvolveu-se por meio de etapas principais, que partiram de aulas argumentativas sobre o processo de urbanização em variadas escalas utilizando como recursos didáticos as charges, revistas, jornais e elaboração de atividade em sala de aula. Para um maior entendimento sobre a percepção dos alunos sobre o que é campo e cidade como formas sócioespaciais. O mesmo apresenta um levantamento teórico voltado nas diversas perspectivas de autores sobre os conceitos de campo e cidade e como fazem parte de uma mesma perspectiva, visando assim, analisar, discutir sobre o entendimento e do ensino dos conceitos segundo análise dos alunos de uma escola pública de Três Lagoas – MS.PALAVRAS- CHAVE: Campo; Cidade; Alunos; Escola Pública 

Biografia do Autor

Eder Mauricio de Oliveira Barroso, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)