A História da Matemática como ferramenta desmistificadora e propulsora do processo de ensino-aprendizagem
Resumo
Este artigo trata-se de um relato de experiência com alunos do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual situada na cidade de Três Lagoas / MS, as atividades e dados deste artigo foram compilados entre os anos de 2016 e 2018. O objetivo do trabalho foi o estudo da História da Matemática com rodas de conversa, formação de grupos de pesquisa entre os alunos e confecção de materiais didáticos. O artigo retrata algumas ideias de atividades que envolvem a História da Matemática e que podem ser utilizadas em sala de aula de forma prazerosa, lúdica e que podem despertar o espírito investigativo e disposto dos alunos.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.