O TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS SURDOS CENTRADO EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES

  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
  • Elaine Agostino
  • Júlia Almeida Vendramini
  • Sabrina Amorim Cavequia

Resumo

O trabalho interdisciplinar por meio de projetos é estratégia pedagógica bem sucedida na educação de surdos. Promovendo articulação entre áreas do conhecimento e fazendo o vocabulário circular por diferentes contextos, a integração dos conteúdos e conceitos favorece a significação e aprendizagem dos alunos. Esse artigo objetiva apresentar aspectos do trabalho pedagógico por projetos interdisciplinares em sala de instrução Libras (Língua Brasileira de Sinais), abordando questões que permeiam o currículo e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua (L2). As atividades discutidas foram realizadas em uma sala multisseriada (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I). Destacam-se bons resultados para estudantes surdos em termos de aquisição de língua e construção do conhecimento cotidiano e científico. Os alunos se mostram mais curiosos para aprender, aprendem mais e avançam em habilidades de ler e escrever, enquanto os docentes renovam práticas pedagógicas e se mostram mais motivados com os resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-02-02
Como Citar
Broglia Feitosa de Lacerda, C., Agostino, E., Almeida Vendramini, J., & Amorim Cavequia, S. (2021). O TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS SURDOS CENTRADO EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 26(51 e 52). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/12588