CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS: adaptações curriculares e ensino de artes visuais, para crianças com Síndrome de Down, na educação infantil

  • Suzana Lopes Salgado Ribeiro
  • Geisa Aparecida Martins Bizarria
  • Suelene Donola Mendonça

Resumo

O presente artigo apresenta algumas contribuições para o ensino de arte, para crianças com Síndrome de Down. O trabalho apresenta a inclusão escolar, na educação infantil, mais especificamente alunos de pré-escola, no prisma das Artes Visuais, para verificar como a prática docente, nas aulas desse eixo curricular, pode favorecer a inclusão escolar de crianças. Para tanto, a produção de dados foi sistematizada a partir da observação de aulas e realização de entrevistas com quatro professoras. Nas aulas, foi observada a mediação estabelecida entre o conteúdo curricular e as necessidades educacionais das crianças. Verificouse ações pedagógicas, que incluíram desde o planejamento das aulas até a organização do espaço físico da sala. O processo de registro das narrativas possibilitou aos docentes repensar práticas e compreender as Artes Visuais como elo para a inclusão e além de qualificar e significar seu ensino, frente a novas possibilidades de aprendizagem. Assim, a pesquisa refletiu se tais ações asseguraram ou não o direito a educação às crianças e sobre práticas de inclusão de crianças com Síndrome de Down na Pré-escola.

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Publicado
2021-02-02
Como Citar
Lopes Salgado Ribeiro, S., Aparecida Martins Bizarria, G., & Donola Mendonça, S. (2021). CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS: adaptações curriculares e ensino de artes visuais, para crianças com Síndrome de Down, na educação infantil. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 26(51 e 52). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/12589