DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: questões sobre a identidade e a formação

  • Luci Carlos de Andrade

Resumo

A presente pesquisa é um recorte da Tese de Doutoramento, concluída no ano de 2015, no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A pesquisa contempla a temática da formação inicial e continuada de professores de educação infantil. Parte-se do pressuposto de que a identidade acompanha e constitui par e passo com o processo formativo daquele que atua na educação infantil e da própria história da educação destinada à infância. Buscou-se destacar o processo de constituição da identidade dos profissionais que atuam no campo da infância. A investigação foi realizada em Campo Grande – MS, nos Centros de Educação Infantil (CEINFs) que recebem crianças de zero a cinco anos. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada sob o enfoque da análise de conteúdo. Os estudos revelam inúmeros desafios na formação desses profissionais no contexto da complexidade e das especificidades que perpassam a educação infantil nos últimos anos. Evidenciam lacunas teóricas para sustentar a prática pedagógica vivenciada e sinalizam processos formativos em

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Publicado
2021-02-02
Como Citar
Carlos de Andrade, L. (2021). DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: questões sobre a identidade e a formação. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 26(51 e 52). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/12594