GRUPOS DE ESTUDOS COLETIVOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: EXPERIÊNCIA REALIZADA NO CEIM PÁSCOA NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19

Resumo

Este texto originou-se a partir da proposta de formação docente continuada desenvolvida na rede de ensino municipal de Biguaçu, em uma perspectiva de estudo nos treze centros de Educação Infantil, que delinearam uma rotina de encontros durante o período de isolamento social. Esta tessitura, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico e documental analisa a estratégia da Secretaria Municipal de Educação de Biguaçu no sentido da formação docente continuada, e ressaltar os grupos de estudos coletivos como tática do CEIM Páscoa para este fim. Além do referencial teórico do campo da formação docente como Contreras (2012), bem como no âmbito do coronavírus no contexto da educação – Soares (2020) e Martins (2020), fundamenta-se também em Certeau (1994), Paulo Freire (1996), Nóvoa (1995; 2009) e Passeggi (2016). Com base também nos documentos escolares: planejamentos, estudos dirigidos e sínteses coletivas, pretendemos socializar a experiência vivida no Centro de Educação Infantil Municipal Professora Páscoa Régis Mendes em tempos de pandemia. As discussões e sínteses coletivas que derivaram deste processo de formação demonstram que a apropriação tática desta instituição de Educação Infantil foi produtiva e pode servir de inspiração para as demais Unidades, para além do contexto pandêmico.

Palavras-chave: Grupos de Estudos Coletivos. Formação Docente Continuada. Estratégias e Táticas. Centro de Educação Infantil Municipal Professora Páscoa Régis Mendes. Contexto de pandemia da COVID-19.

Biografia do Autor

MARISTELA DA ROSA, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BIGUAÇU-SC

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pós-Graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais pela UNIASSELVI. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Pedagogia pela UDESC. Especialista em Assuntos Educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Biguaçu (SEMED) -  Centro de Educação Infantil Municipal Professora Páscoa Régis Mendes. 

NADJA REGINA SOUSA MAGALHÃES

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Assuntos Educacionais na SEMED-Biguaçu. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de professores e práticas de ensino - FOPPE/UFSC. 

 

Publicado
2022-02-14
Como Citar
ROSA, M. D., & MAGALHÃES, N. R. S. (2022). GRUPOS DE ESTUDOS COLETIVOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: EXPERIÊNCIA REALIZADA NO CEIM PÁSCOA NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 27(54). https://doi.org/10.55028/intermeio.v27i54.13327