GRUPOS DE ESTUDOS COLETIVOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: EXPERIÊNCIA REALIZADA NO CEIM PÁSCOA NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Este texto originou-se a partir da proposta de formação docente continuada desenvolvida na rede de ensino municipal de Biguaçu, em uma perspectiva de estudo nos treze centros de Educação Infantil, que delinearam uma rotina de encontros durante o período de isolamento social. Esta tessitura, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico e documental analisa a estratégia da Secretaria Municipal de Educação de Biguaçu no sentido da formação docente continuada, e ressaltar os grupos de estudos coletivos como tática do CEIM Páscoa para este fim. Além do referencial teórico do campo da formação docente como Contreras (2012), bem como no âmbito do coronavírus no contexto da educação – Soares (2020) e Martins (2020), fundamenta-se também em Certeau (1994), Paulo Freire (1996), Nóvoa (1995; 2009) e Passeggi (2016). Com base também nos documentos escolares: planejamentos, estudos dirigidos e sínteses coletivas, pretendemos socializar a experiência vivida no Centro de Educação Infantil Municipal Professora Páscoa Régis Mendes em tempos de pandemia. As discussões e sínteses coletivas que derivaram deste processo de formação demonstram que a apropriação tática desta instituição de Educação Infantil foi produtiva e pode servir de inspiração para as demais Unidades, para além do contexto pandêmico.
Palavras-chave: Grupos de Estudos Coletivos. Formação Docente Continuada. Estratégias e Táticas. Centro de Educação Infantil Municipal Professora Páscoa Régis Mendes. Contexto de pandemia da COVID-19.