CLASSES HOSPITALARES EM RORAIMA:

IMPACTOS NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PEDAGOGIA HOSPITALAR

  • Maria Edith Romano Siems Universidade Federal do Pará
  • Paola Beatriz Frota Almeida Universidade Federal de Roraima
Palavras-chave: Educação Especial. Classe Hospitalar. Pedagogia Hospitalar. Educação Básica. Educação Especial em Roraima

Resumo

Esse estudo trata da implantação e impactos da presença das Classes Hospitalares no Estado de Roraima. Nosso objetivo é compreender de que forma esse espaço opera como locus privilegiado para a formação de professores nas temáticas que envolvem a Pedagogia Hospitalar e como, dialeticamente, pedagogos que tenham em sua formação a sensibilização para a importância da existência de classes hospitalares podem contribuir para a luta pela ampliação e fortalecimento desse serviço de atendimento educacional especializado como espaço fundamental à manutenção dos vínculos de estudantes em condição de doença com as instituições de  Educação Básica em que se encontrem matriculados. Trata-se de pesquisa qualitativa de abordagem documental que toma por bases produções acadêmicas como dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de cursos de Pedagogia produzidos em instituições públicas de Roraima. Os trabalhos analisados resultam de pesquisas desenvolvidas a partir de interesses despertados na disciplina Fundamentos da Educação em contexto não-escolar que estimula estudantes a adotarem o hospital como espaço privilegiado de estágio curricular. Os resultados apontam que a interlocução construída entre os profissionais atuantes na Classe Hospitalar do Hospital da Criança Santo Antônio  da Prefeitura Municipal de Boa Vista, única existente no Estado de Roraima é de extrema relevância para a formação de professores no campo da Pedagogia Hospitalar e que esta formação inicial contribui para a sensibilização de profissionais que poderão intervir no fortalecimento de políticas públicas na área.

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Biografia do Autor

Maria Edith Romano Siems, Universidade Federal do Pará

Professora Visitante Senior do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará no Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - PGEDA - Associação Plena em Rede (Educanorte) e Pesquisadora voluntária do PGEDA/UFRR. Doutora em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2013) com estágio de Pós-doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Pedagoga pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1987), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008), Professora aposentada da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, história da educação especial, educação especial na perspectiva da educação inclusiva e suas interseccionalidades. 

Paola Beatriz Frota Almeida, Universidade Federal de Roraima

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Roraima atuando como Coordenadora de Extensão da Universidade Federal de Roraima. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima é graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Tem experiências como Orientadora Educacional, Professora do Ensino Fundamental e da Classe Hospitalar do Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista-Roraima. Membro do Grupo de Pesquisa NEPEDE’EES – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação-Educação Especial.

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Publicado
2024-04-02
Como Citar
Romano Siems, M. E., & Frota Almeida, P. B. (2024). CLASSES HOSPITALARES EM RORAIMA: . InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 29(58), 158-182. https://doi.org/10.55028/intermeio.v29i58.19759
Seção
Artigos - Dossiê