RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • Adelaide de Sousa Oliveira Neta Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza
  • Camila Barreto Silva Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva, Atendimento educacional especializado, Deficiência intelectual, Inclusão, Psicologia histórico-cultural.

Resumo

O artigo analisa se os recursos de Tecnologia Assistiva utilizados por professores do AEE constituíram-se como instrumentos mediadores ao enfrentamento das barreiras vivenciadas por estudantes com deficiência intelectual ao longo das intervenções na Sala de Recursos Multifuncionais. A investigação se respalda nos conceitos da TA para alunos com deficiência à luz dos princípios da Psicologia Histórico-Cultural, bem como nas bases legais que advogam a Educação Especial na perspectiva inclusiva. Participaram deste estudo três professores do AEE de três escolas municipais de Fortaleza, Ceará - Brasil, caracterizando a investigação como Estudo de Casos Múltiplos. Para coleta de dados, utilizaram-se a observação da prática pedagógica por meio de uma Escala, a análise dos Estudos de Casos e a entrevista dos três sujeitos. Dentre os três, um se destacou pela coerência da seleção e da aplicação dos recursos em virtude da problemática vivenciada pelo aluno, identificada no Estudo de Caso; assim como pela pertinência das estratégias de mediação sobre o uso dos recursos, buscando maximizar as potencialidades do aluno. Compreende-se, portanto, que esse professor, ao utilizar os recursos de TA, obedecendo tais perspectivas, os materializou como vias indiretas adequadas à superação de barreiras advindas da interação do aluno com o meio.

 

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Biografia do Autor

Adelaide de Sousa Oliveira Neta, Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Alfabetização de Crianças (UECE) e em Atendimento Educacional Especializado (UFC). Graduada em Pedagogia pela UECE. Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza atuando no Atendimento Educacional Especializado. Pesquisadora nas áreas da educação especial na perspectiva inclusiva, inclusão escolar, deficiência intelectual, formação de professores e identidade dos professores do AEE.

Camila Barreto Silva, Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza

Doutora e Mestra pela UFC com estágio de pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade 7 de setembro (UNI7); Pedagoga pela UFC; Professora efetiva da rede municipal de Fortaleza atuando com experiência no Atendimento Educacional Especializado; Escritora e pesquisadora nas áreas sobre educação especial na perspectiva inclusiva, inclusão escolar, deficiência intelectual, formação de professores.

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Publicado
2024-04-02
Como Citar
Oliveira Neta, A. de S., & Silva, C. B. (2024). RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL . InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 29(58), 108-128. https://doi.org/10.55028/intermeio.v29i58.19808
Seção
Artigos - Dossiê