Diretrizes para Autores

Os textos submetidos à Revista InterMeio (QUALIS CAPES 2019 B2) serão encaminhados a pareceristas ad hoc, com título de doutor, que avaliarão segundo um marco geral que inclui: a relevância do tema abordado para a área da Educação; a organização da estrutura do texto e das referências bibliográficas; a produção textual fluente, coesa e adequada à escrita acadêmica; as questões gerais relacionadas ao objeto de estudo e às apropriações teóricas e metodológicas presente no artigo.

A editoria monitora e realiza avaliação prévia dos manuscritos submetidos, quanto ao atendimento aos quesitos formais dos artigos e aos regramentos exigidos aos autores. 

  • Regras da submissão dos textos

I - Os textos podem ser compostos por até três (3) autores, atendendo aos seguintes elementos: a) Para o caso de autoria individual, o autor deve ter exclusivamente o título de doutor; b) Em caso de coautoria, um dos autores poderá estar na condição de acadêmica(o) do Curso de Doutorado, sendo os demais, obrigatoriamente doutores. A InterMeio não aceita manuscritos de mestres e graduados.   

II - Todos os autores devem possuir cadastro no ORCID (https://orcid.org/).

III - Os autores devem preencher e informar de forma obrigatória todos os metadados na plataforma OJS da revista, como formação, escolaridade, instituição, ORCID, link do currículo (Lattes para autores brasileiros), número e e-mail de contatos do autor principal, entre outros dados. 

IV - Desde 1º de agosto de 2021, recomenda-se em função da política de internacionalização, que os textos submetidos à revista e aceitos para publicação – para compor os Dossiês Temáticos e/ou seção de demanda contínua- sejam vertidos para uma língua estrangeira, podendo ser em inglês, espanhol, francês ou italiano. A responsabilidade e os custos com a tradução e a sua respectiva revisão deverão ser assumidos pelo(s) autor(es) do artigo. A InterMeio publicará as duas versões do texto (em português e na língua estrangeira escolhida pelo autor). No texto traduzido, deverão constar os créditos do responsável pela tradução (nome e endereço eletrônico) obrigatoriamente.

V - Os autores deverão respeitar o prazo de interstício de 18 meses de publicação de seus manuscritos na InterMeio.  

VI- Só poderá ser aceito um manuscrito por autor no interstício de 18 meses. 

VII- Todos os autores são iguais em termos de aporte e importância para o conhecimento aportado. Para a InterMeio a ordem de aparição dos autores não indica de forma nenhuma, menosprezo sobre a importância no manuscrito publicado, mas, respeitará a ordem preenchida pelo autor na submissão.

  • Regras para a preparação e escrita dos textos

Os manuscritos devem seguir, obrigatoriamente, os aspectos formais listados abaixo:

I – Estar de acordo com o Foco e Escopo da revista 

II – Atender a todas as diretrizes estipuladas quanto à natureza do texto;

III – Atender às exigências fixadas para o perfil e condições para os autores;

IV – Os autores deverão respeitar o prazo de interstício de 18 meses de publicação de seus textos.

V – O texto não poderá exceder 20 (vinte) páginas, contemplando imagens, tabelas e referências bibliográficas;

VI – O resumo deve ter até 230 (duzentas e trinta) palavras e apresentado na nas línguas portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica (espanhol, francês ou italiano);

VII – Ter até 05 (cinco) Palavras-chave nas línguas portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica;

VIII – Estar em arquivo de texto em formato “doc”, com letras Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5cm e numeração no canto inferior direito;

IX – Ter identificação no alto da página, em negrito, do título do artigo em língua portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica. Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé;

X - A InterMeio adota procedimentos que evitam conflitos de interesses durante as etapas de avaliação dos artigos submetidos. Para evitar a identificação do autor, não fazer qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto, rodapé ou citações. Recomenda-se o uso do formato "XXX" em substituição ao nome do autor e ao título da obra. No caso de aprovação para sua publicação, a equipe editorial entrará em contato para recuperar as informações em anonimato.

XI - As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Não é permitido o uso de notas bibliográficas, devendo-se identificar as referências no corpo do manuscrito, por exemplo: (SOBRENOME, ano, página).

XII - Imagens e tabelas (300 DPIs) deverão ser enviados no corpo do texto. Na parte superior deve-se indicar número e título (Ex.: Figura 1 - Quadro de Políticas Educacionais). Na parte inferior deve-se informar a origem (Ex.: Fonte: Acervo Museu Afro Brasil) e, se for o caso, textos explicativos de no máximo 03 (três) linhas.

XIII – As referências bibliográficas devem seguir as normas atuais da ABNT, observando-se que, além do sobrenome, o nome do/a autor/a o deve comparecer por extenso. O destaque do título das obras e documentos deve ser em itálico, conforme os seguintes exemplos:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. 2. ed.(Edição). Cidade: Editora, ano. (Nome da Coleção – caso haja).

SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do Livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano. p. (páginas: inicial-final).

SOBRENOME, Nome. Título do Livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico, Cidade, v. (volume), n. (número), p. (páginas: inicial-final), ano.

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade, ano. Disponível em: endereço eletrônico completo. Acesso em: 15 fev. 2021.

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Tese ou Dissertação em (Área do Programa) — Instituição, Cidade, ano.

Artigos que não estejam em língua portuguesa podem seguir o padrão APA. Também recomendamos a inclusão do nome e sobrenome completo dos autores