Processo para a avaliação dos Textos

Os processos de avaliação e cuidado editorial da Revista InterMeio se constitui em dois dos mais importantes para a nossa revista.

A Revisão por pares é a base sobre a qual repousa a qualidade editorial dos periódicos, embora não seja o único processo para avaliação dos texto do que um periódico possa dispor.  Sendo assim os textos recebidos serão encaminhados para dois avaliadores ad hoc, com título de doutor, nacionais ou internacionais com produção reconhecida na área de avaliação. Entre o processo de indicação de avaliadores e a primeira rodada de avaliação se projeta um tempo de 6 semanas. Caso haja correções a fazer, este processo não deve ultrapassar das 6 semanas, incluindo nesse tempo a entrega da segunda versão por parte dos autores e a entrega do veredito por parte dos avaliadores. Como regra geral então, o processo de avaliação dos textos não deve ultrapassar das 12 semanas em condições normais, devido a que o periódico procura operar nos padrões da publicação continua, garantindo dois números por ano.

O anonimato dos autores e avaliadores é outro assunto importante nesta fase. A identidade de avaliadores e autores se mantêm protegida durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas (SEER), mediado pela Plataforma Open Jornal System (OJS/PKP) do periódico. Os aspectos gerais que orientam a avaliação dos textos encaminhados aos pares para a análise são: a organização da estrutura do texto, o domínio da literatura científica; a produção textual fluente, coesa e adequada à escrita acadêmica; além de questões gerais relacionadas ao objeto de estudo e às apropriações teóricas e metodológicas presentes no artigo.

O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado/carregado no sistema e entregue por essa via aos avaliadores, em versão editável do processador de palavras MS Word. O parecer final poderá estar enquadrado dentro de uma das três seguintes decisões: a) Aceito para publicação com mínimas observações; b) Pode ser publicado desde que sejam feitas algumas adequações; c) Não aceito para publicação. Este formulário / guia de orientações deve ser submetido pelo avaliador através da mesma plataforma pela qual foi enviado.

Caso ocorram  divergências extrapoladas no parecer final, o artigo será enviado para um terceiro avaliador que exercera a função de consultor.

A revista publica anualmente os nomes de seu corpo de avaliadores ad hoc.

Modelo de ficha de avaliação

 

Os elementos da Avaliação na Revista InterMeio:

A equipe editorial fixa a avaliação dentro dos seguintes elementos:

  • ANONIMATO: O processo de avaliação é um processo anónimo, tanto pelo texto que você deve avaliar (não deve ter identificação) quanto porque sua identidade fica protegida à luz dos autores proponentes do texto;
  • AVALIAÇÃO POR PARES: Todo texto tem uma triada de avaliadores proposto, porém apenas dois o recebem; um terceiro avaliador fica considerado no caso de disparidade no veredito final;
  • DUPLO CEGO: Os avaliadores não devem se conhecer entre eles, nem conhecer a identidade dos autores;
  • ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA: O processo de avaliação na Revista InterMeio combina os processos de uma análise qualitativa conclusiva sobre o texto avaliado, e uma análise quantitativa na base de questões objetivas propostas no quadro embaixo. Sua análise qualitativa pode considerar elementos da análise quantitativa se achar mais viável.

Assim mesmo, a Revista InterMeio, é um periódico eletrônico de acesso aberto, tem a missão de publicar periodicamente artigos originais oriundos de pesquisa na área educacional, assim como ensaios, resenhas e traduções de amplo interesse acadêmico. Tem como propósito abordar questões atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos, e aceita textos diretamente relacionados à área de Educação, com os seguintes pré-requisitos:

I - Devem ser inéditos, que não tenham sido publicados em outros periódicos ou anais de eventos. Para cumprir com este quesito, autores devem baixar a Declaração de originalidade e Respeito à Propriedade intelectual, preencher devidamente e subi-la na seção Documentos complementários, ou por qualquer outro médio indicado pela Equipe editorial.

II - Devem ser redigidos em uma destas línguas: português, inglês, espanhol, francês.

III - Devem ser compostos por até três (3) autores:

  1. a) Para o caso de autoria individual, o autor deve ter exclusivamente o título de Doutor.
  2. b) Em caso de coautoria, um (1) dos autores poderá estar na condição de acadêmica(o) do Curso de Doutorado, sendo os demais, obrigatoriamente doutores.
  3. c) Artigos de graduados e mestres não são aceitos.

IV- Apresentar e subir devidamente preenchido na seção Documentos complementários, ou por qualquer outro médio indicado pela Equipe editorial, o Termo de cessão de direitos autorais.  

V - Devem seguir os aspectos formais indicados nas Diretrizes aos Autores.

Na ocasião da submissão os artigos não podem conter identificação com os nomes dos autores no texto original. Os(as) autores(as) do manuscrito indicam seus nomes completos no campo estabelecido no sistema de submissão, sendo obrigatório também informar o nível de escolaridade, o ORCID, a filiação institucional, o link do currículo (lattes para autores brasileiros, ou outro para autores internacionais) e o resumo da biografia.     Este passo é obrigatório para completar a publicação.

VII. Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações são de responsabilidade exclusiva do autor.

VIII. Desde 1º de agosto de 2021, recomenda-se em função da política de internacionalização, que os artigos (de autores brasileiros) submetidos à revista – para composição dos Dossiês Temáticos e/ou seção de demanda contínua - se aprovados, sejam vertidos para uma língua estrangeira (podendo ser em inglês, espanhol, francês ou italiano). A responsabilidade e os custos com a tradução e a sua respectiva revisão deverão ser assumidos pelo(s) autor(es) do artigo. A InterMeio publicará as duas versões do texto (em português e na língua estrangeira escolhida pelo autor). No texto traduzido, deverão constar os créditos do responsável pela tradução (nome e endereço eletrônico).

Em caso de aprovação, o manuscrito será submetido à revisão de linguagem e normalização bibliográfica, cuja responsabilidade será exclusivamente do(a) autor(a). Será necessário apresentar a comprovação do trabalho realizado por este profissional. A InterMeio poderá sugerir profissionais cadastrados(as) que realizam o trabalho de revisão e normalização, caso necessário. Casos excepcionais serão avaliados pela equipe editorial.

Os manuscritos que estiverem fora das exigências editoriais da Revista são devolvidos aos autores(as). Encontram-se nesse conjunto textos que não tratem de uma problemática central da área educacional; não apresentem contribuições significativas para a análise da temática abordada. E no tocante aos artigos, serão rejeitados, também, os manuscritos que: sejam meramente descritivos, sem desenvolver uma análise teórica e metodológica da questão abordada; não apresentem elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as suas análises e conclusões.

A Equipe Editorial pode definir pela publicação de artigo, documento ou entrevista por encomenda, com o propósito de colaborar com algum debate mais premente da área. Esse artigo ou documento será objeto de avaliação apenas pela Comissão Editorial.