EM(N)CANTOS COM A LITERATURA INFANTIL

UMA EXPERIÊNCIA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

  • Nájela Tavares Ujiie Universidade Estadual do Paraná
  • Viviane da Silva Batista Universidade Estadual do Paraná
  • Irismar de Fátima Cordeiro Universidade Estadual do Paraná
Palavras-chave: Literatura Infantil, Contação de Histórias, Curricularização, Extensão

Resumo

O projeto de extensão Em(n)cantos com a Literatura Infantil teve por prerrogativa integralizar as atividades curriculares de extensão e cultura (ACEC), da disciplina de Literatura Infantil (optativa) do primeiro ano de Pedagogia noturno, no ano letivo 2023, com carga-horária de 30 (trinta) horas, junto a Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí. A metodologia utilizada no delineamento da ação extensionista tomou por respaldo a pesquisa-ação formativa, de cunho colaborativo e interventivo, atuando em duas frentes: 1) confecção de materiais e livros artesanais e 2) contação de histórias. Assim logrou êxito no que tange os seguintes objetivos específicos: atuar na formação inicial de professores em Pedagogia para compreensão dos pressupostos teórico-metodológicos da Literatura Infantil;  despertar o contador de histórias existente em cada um, para ação a partir do texto literário; e, promover acessibilidade a Literatura Infantil como direito humano ao público-alvo atendido pela ação extensionista. Assim, a ação extensionista teve contribuição formativa e socioeducativa a dinâmica acadêmica dos alunos de Pedagogia na elaboração de materiais e na realização de contação de histórias, ao passo que viabilizou aproximação social, sendo ação cultural e educativa aberta a comunidade, a qual teve alcance de 623 crianças que foram atendidas e 32 professoras, de instituições dispersas pelos municípios de Paranavaí, Nova Londrina, Terra Rica, Nova Esperança, Paranacity, Loanda e Cruzeiro do Sul, na região norte do Estado do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí (UNESPAR-Pvaí). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESP).  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3405-4894. E-mail: najelaujiie@yahoo.com.br.  

Viviane da Silva Batista , Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação (UEM). Professora Adjunta e Coordenadora da Curricularização da Extensão do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí (UNESPAR-Pvaí). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2126-7778. E-mail: viviane.batista@ies.unespar.edu.br.

Irismar de Fátima Cordeiro , Universidade Estadual do Paraná

Mestranda e Estagiária de Docência na disciplina de Literatura Infantil do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí (UNESPAR-Pvaí). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR). Professora da Educação Infantil do Município de Alto Paraná-PR. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-1399-4706 E-mail: irismardefcordeiro@outlook.com

Publicado
2024-11-19
Como Citar
Tavares Ujiie, N., da Silva Batista , V., & Cordeiro , I. de F. (2024). EM(N)CANTOS COM A LITERATURA INFANTIL. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 30(59), 208-227. https://doi.org/10.55028/intermeio.v30i59.21019