ENSINO, PESQUISA E OS DESAFIOS DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO:

UMA ANÁLISE PROPOSITIVA DESDE O PPC DE PEDAGOGIA DA UNEB - CAMPUS VII - SENHOR DO BONFIM

  • Ivânia Paula Freitas de Souza Sena Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Curricularização da extensão, Extensão universitária, Formação acadêmica

Resumo

O presente trabalho busca analisar a proposta de curricularização da extensão no projeto pedagógico do curso (PPC) de licenciatura em Pedagogia do Departamento de Educação do Campus VII, Senhor do Bonfim, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Considerando as experiências construídas desde o início da implantação do PPC, no ano de 2021, são apontados os principais desafios encontrados por docentes e discentes no processo de consolidação de uma proposta formativa que considera o ensino, a pesquisa e a extensão como dimensões indissociáveis no processo de formação acadêmica. Por outro lado, também são sinalizadas proposições para superar os desafios até então encontrados no processo de curricularização da extensão, sugerindo caminhos a serem construídos institucionalmente de modo a garantir a participação plena dos sujeitos nos projetos, atividades e ações que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Universidade do Estado da Bahia

Professora Ajunta da Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão Pública Contemporânea e graduada em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia na qual é Pós-doutoranda em Educação pela Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6834-8842. E-mail: ipfsouza@uneb.br.

Publicado
2024-11-18
Como Citar
Freitas de Souza Sena, I. P. (2024). ENSINO, PESQUISA E OS DESAFIOS DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: . InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 30(59), 190-207. https://doi.org/10.55028/intermeio.v30i59.21037