Currículo como Fronteira Cultural: Reflexões Acerca do Curso de Pedagogia Acordo Brasil/Japão

  • Tânia Maria de Lima Universidade Federal de Mato Grosso
  • Glauce Viana Souza Torres

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o curso de Pedagogia desenvolvido no Japão pela Universidade Federal de Mato Grosso e a Universidade de Tokay, na modalidade a distância. O corpo discente do referido curso foi constituído por decasséguis que estavam atuando como docentes em escolasbrasileiras no Japão, porém, sem a qualificação requerida pela legislação nacional. Partindo do entendimento de que o currículo se configurou como fronteira cultural buscou-se analisar noprojeto pedagógico do curso proposições de diálogos interculturais entre ocidente e oriente.

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Biografia do Autor

Tânia Maria de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente vinculada ao curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá.

Glauce Viana Souza Torres

Docente vinculada ao NEAD/UFMT. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática no curso de pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Apoio Fapemat.

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Publicado
2016-10-26
Como Citar
Lima, T. M. de, & Torres, G. V. S. (2016). Currículo como Fronteira Cultural: Reflexões Acerca do Curso de Pedagogia Acordo Brasil/Japão. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 20(40). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2324