Currículo como Fronteira Cultural: Reflexões Acerca do Curso de Pedagogia Acordo Brasil/Japão
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre o curso de Pedagogia desenvolvido no Japão pela Universidade Federal de Mato Grosso e a Universidade de Tokay, na modalidade a distância. O corpo discente do referido curso foi constituído por decasséguis que estavam atuando como docentes em escolasbrasileiras no Japão, porém, sem a qualificação requerida pela legislação nacional. Partindo do entendimento de que o currículo se configurou como fronteira cultural buscou-se analisar noprojeto pedagógico do curso proposições de diálogos interculturais entre ocidente e oriente.Downloads
Referências
ALONSO, K. M. & ONUKI, D. Trajetórias e percursos em educação a distância: entre o sol nascente e o poente. In: MILL, D. MACIEL; C. A educação a Distância, elementos para pensar p ensino - aprendizagem contemporâneo Cuiabá: Ed. EduFMT, 2013. p. 285- 310.
BALL, S. Textos, discursos y trayetórias de La política: La teoría estratégica. In. Páginas. Año2. Nº. 2 y 3. Set. 2002. PP. 19 – 33
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CEB n. 06, de 14 de março de 2013. Brasília: Publicado DOU em 27/11/2013, Seção 1, p. 68
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo (1997). Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf. Acesso em 08 (2014).
_______. A identidade cultural na pós-modernidade.Trad.Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LOPES, A. C. & MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, E. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. In:Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 32 maio/ago. 2006 (285-372). Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/ a07v11n32.pdf Acessado em 12/08/2014
SILVA, M J A. & BRANDIM, M. R. L. Multiculturalismo e Educação: em defesa da diversidade cultural. Diversa. Ano 1, n , pp51-66, jan./jun. 2008
SILVA, T. Tadeu. [et al.]. Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Petropolis: Vozes, 1998.
SILVA, T. T. Descolonizar o currículo: Estratégias para uma pedagogia crítica. In: COSTA, MarizeVorraber (org.) Escola básica na virada do século: Cultura, política e currículo.São Paulo, Cortez, 1996.
________, Identidades terminais: As transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.
SILVA, T. T, HALL, S; WOORDWARD, K. Identidade e diferença - a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
UFMT. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância, Acordo Brasil/Japão. Cuiabá: Instituto de Educação. Universidade Federal de Mato Grosso. 2013. Disponível em http://www.nead.ufmt.br/japao/docs/projeto_japao.pdf. Acesso em 06 março de 2014.