Professoras Estabelecidas Ensinando Comunidades Outsiders: Tensões nas Redes da Cidade

  • Valéria Milena Rohrich Ferreira
  • Evellyn Bernardo Rodrigues Romano
  • Herica da Silva Gerônymo

Resumo

Em pesquisa realizada entre os anos de 2004-2008 estudou-se a relação entre cidade--escola-currículo a partir da análise do currículo oficial da Rede Municipal de Ensino de Curitiba da década de 1990 e início do século XXI. Verificou-se que o currículo oficial ajudou a reforçar o projeto estabelecido de cidade não incorporando demandas de grupos outsiders (Elias). Esta pesquisa teve continuidade entre 2009-2010, desta vez aproximando-se do currículo em ação, investigando como sete professores da rede ensinaram sobre Curitiba a seus alunos, tanto na década de 1990 como no período da realização da pesquisa. Investigou-se ainda como compreendiam a socialização dos alunos nos bairros e na cidade. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, e os dados foram analisados a partir de Elias, Giroux e Apple. Os dados demonstraram que a maioria dos entrevistados não problematizava em sala de aula questões sociais e raciais e não discutia contradições entre a cidade vivenciada por seus alunos (a maioria moradores das periferias) e a cidade idealizada, modelo, divulgada pela mídia. Ao se referirem à comunidade em que trabalhavam vários entrevistados utilizaram termos preconceituosos colocando-se em uma postura estabelecida e distanciada da comunidade que aparece como outsiders nesta relação.

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Biografia do Autor

Valéria Milena Rohrich Ferreira

Professora do Setor de Educação (DEPLAE) da Universidade Federal do Paraná. Mestre e Doutora pela PUC/SP, Programa: História, Política, Sociedade. Estágio de pós-doutorado (2011-2012) na Universidade Lumière Lyon 2/ França, Grupo de Pesquisa: Modos, Espaços e Processos de Socialização.

Evellyn Bernardo Rodrigues Romano
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2010). Professora da Rede Municipal de Ensino de Curitiba desde 2011.
Herica da Silva Gerônymo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Bacharel em Artes Cênicas (UNESPAR, 2007) e Licenciada em Pedagogia (UFPR, 2009).

Referências

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Publicado
2016-10-26
Como Citar
Ferreira, V. M. R., Romano, E. B. R., & Gerônymo, H. da S. (2016). Professoras Estabelecidas Ensinando Comunidades Outsiders: Tensões nas Redes da Cidade. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 20(40). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2325