Professoras Estabelecidas Ensinando Comunidades Outsiders: Tensões nas Redes da Cidade
Resumo
Em pesquisa realizada entre os anos de 2004-2008 estudou-se a relação entre cidade--escola-currículo a partir da análise do currículo oficial da Rede Municipal de Ensino de Curitiba da década de 1990 e início do século XXI. Verificou-se que o currículo oficial ajudou a reforçar o projeto estabelecido de cidade não incorporando demandas de grupos outsiders (Elias). Esta pesquisa teve continuidade entre 2009-2010, desta vez aproximando-se do currículo em ação, investigando como sete professores da rede ensinaram sobre Curitiba a seus alunos, tanto na década de 1990 como no período da realização da pesquisa. Investigou-se ainda como compreendiam a socialização dos alunos nos bairros e na cidade. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, e os dados foram analisados a partir de Elias, Giroux e Apple. Os dados demonstraram que a maioria dos entrevistados não problematizava em sala de aula questões sociais e raciais e não discutia contradições entre a cidade vivenciada por seus alunos (a maioria moradores das periferias) e a cidade idealizada, modelo, divulgada pela mídia. Ao se referirem à comunidade em que trabalhavam vários entrevistados utilizaram termos preconceituosos colocando-se em uma postura estabelecida e distanciada da comunidade que aparece como outsiders nesta relação.
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Referências
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