Dialogicidade e Significado: A Relação entre Freire e Ausubel no Processo Avaliativo

  • Eveline Silva de Freitas Leimig Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

O que se entende por e como se faz avaliação hoje seria um grande entrave para as mudanças no sistema educativo atual e, conseqüentemente, uma mudança no sistema avaliativo seria um grande passo para vencermos antigos entraves da organização escolar. Com isto em mente, este artigo propõe a criação de uma ponte entre a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel com a dimensão da educação dialógica de Paulo Freire para discutirmos perspectivas e desafios para a prática avaliativa na busca por dialogicidade e significado. Além de apresentar os pensamentos dos dois teóricos, o artigo traz as principais discussões atuais sobre avaliação da aprendizagem no contexto escolar e termina por apresentar o princípio da avaliação dialógico-significativa como base orientadora para a concepção e para a realização de atividades avaliativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eveline Silva de Freitas Leimig, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Referências

ALDERSON, J., WALL, D. Does washback exist? Symposium on the Educational and Social Impacts of Language Tests. Language Testing Research Colloquium, 1992.

ÁLVAREZ MÉNDEZ, J. M.. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Tradução de Magda Schwarzhaupt Chaves. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

AUSUBEL, D., NOVAK, J., HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1968.

BALLESTER, M. et al. Avaliação como apoio à aprendizagem. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. 173 p.

BONNIOL, J.-J.s; VIAL, M.. Modelos de avaliação: textos fundamentais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______: Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

IMBERNÓN, F. (Org). Amplitude e profundidade do olhar: a educação ontem, hoje e amanhã. In: IMBERNÓN, F. (Org).A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MINAYO, M. C. O Desafio do conhecimento – Pesquisa qualitativa em Saúde. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: UNB, 2006.

ROMÃO, J. E. Avaliação Dialógica – desafios e perspectivas. São Paulo, Cortez/IPF, 2009.

SILVA, J. et al (Orgs.). Práticas Avaliativas e Aprendizagens Significativas. Porto Alegre: Mediação, 2003.

VALADARES E GRAÇA. Avaliando para melhorar a aprendizagem. Plátano, 1998.

ZABALA, A. Avaliação. In: ZABALA, A.. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Publicado
2016-10-26
Como Citar
Leimig, E. S. de F. (2016). Dialogicidade e Significado: A Relação entre Freire e Ausubel no Processo Avaliativo. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 20(40). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2327