As Representações de Crianças e da Diversidade Étnico-Racial na Educação Infantil de Florianópolis/SC: Um Estudo A Partir Das Imagens Das Diretrizes Educacionais (2010)

  • Thaís Regina de Carvalho

Resumo

A presente produção pretende apresentar alguns apontamentos referentes aos estudos sobre as imagens do documento “Diretrizes Educacionais Pedagógicas para a educação infantil de Florianópolis/SC (2010)”, com foco nas representações da diversidade étnico-racial; brincadeiras e aprendizagens; atividades lúdicas orientadas; educação dos bebês e a concepção de cuidar e educar na primeira etapa da educação básica. Para isso, abordaremos um breve histórico sobre a educação infantil do município. Discutiremos aspectos relacionados à utilização das imagens enquanto fontes de estudos. Além disso, ancorados/as nessas contribuições, bem como nas pesquisas sobre educação infantil e diversidade étnico-racial retrataremos nossas análises. Buscamos através desse artigo, esboçar alguns elementos que poderão ser aprofundados nas problematizações sobre imagens dos documentos direcionados à primeira etapa da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Regina de Carvalho

Doutoranda em Educação, Linha de pesquisa – Políticas educacionais, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (NEAB) da UFPR e NEAB/UDESC.

Referências

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, SP: Papirus, 1993.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BORGES, Maria Eliza Linhares. História & fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010.

_____________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Brasília: MEC, 2004.

_____________. Educação Infantil e Práticas Promotoras de Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2012.

CARVALHO, Thaís Regina de. Políticas de promoção da igualdade racial na rede municipal de educação infantil de Florianópolis/SC. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2013.

CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2003.

COUTINHO, Angela Scalabrin. O corpo e a ação social de bebês na creche. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 4, p. 221-233, 2011.

DIAS, Lucimar Rosa. No fio do horizonte: educadoras da primeira infância e o combate ao racismo. Tese (Doutorado em Educação) - São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007.

_____________. Formação de Professores, Educação Infantil e Diversidade Étnico-Racial: Saberes e Fazeres neste Processo. XXXIV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED), Natal, 2011.

FLORIANÓPOLIS, Prefeitura Municipal de Educação. Diretrizes educacionais pedagógicas para a educação infantil. Secretaria Municipal de Educação. Florianópolis: Prelo Gráfica & Editora Ltda., 2010.

GOMES, Nilma Lino. _____________. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003.

KOSSOI, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Ateliê Ed., São Paulo, 1999.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Papirus editora, 2010.

OLIVEIRA, A.M.F. O Brincar e o desenvolvimento infantil. Revista Perspectiva, ano 12 – n. 22. Florianópolis: 1994.

OLIVEIRA, Fabiana de. Um estudo sobre a creche: o que as práticas pedagógicas produzem e revelam sobre a questão racial? Dissertação (Mestrado em Educação) – São Carlos: UFSCar, 2004.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação Infantil em Florianópolis: Retratos Históricos da Rede Municipal (1976 - 1996). Florianópolis: Cidade Futura, 2000.

PINTO, M. & SARMENTO, M. As crianças e a infância: definido conceitos, delimitando o campo. In: As Crianças: Contextos e Identidades. Braga – Portugal: Universidade do Minho – Centro de Estudos da Criança, 1997. p. 9 – 28.

ROCHA, Leandra Jacinto Pereira. Educação infantil pré-escolar: um espaço/tempo para práticas anti-racistas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2008.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. Diretrizes Educacionais – Pedagógicas para a Educação Infantil. In.: FLORIANÓPOLIS,

Prefeitura Municipal de Educação. Diretrizes educacionais pedagógicas para a educação infantil. Secretaria Municipal de Educação. Florianópolis: Prelo Gráfica & Editora Ltda., 2010.

SANTANA, Patrícia Maria de Souza. Processos da Educação Infantil no Brasil. In.: BRASIL. Ministério da Educação. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília, DF: SECAD, 2006.

SOUZA, Gizele de. Políticas para a Educação Infantil: Caminhos atuais. Mesa Redonda no Seminário Internacional de Educação Infantil. Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, maio/2012.

TELES, Carolina de Paula. Representações sociais sobre as crianças negras na educação infantil: mudanças e permanências a partir da prática pedagógica de uma professora. Dissertação (Mestrado em Educação) – São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010.

TERZI, Sylvia Bueno. A oralidade e a construção da leitura por crianças de meios iletrados. In: KLEIMAN, Ângela (Org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de letras, 2004.

TRINIDAD, Cristina Teodoro. Identificação étnico-racial na voz de crianças em espaços de educação infantil. Tese (Doutorado em Educação) – São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2011.

Publicado
2016-10-26
Como Citar
Carvalho, T. R. de. (2016). As Representações de Crianças e da Diversidade Étnico-Racial na Educação Infantil de Florianópolis/SC: Um Estudo A Partir Das Imagens Das Diretrizes Educacionais (2010). InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 21(41). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2333