Modos de Pensar a Educação Musical Escolar: Uma Análise de Artigos da Revista da Abem

  • Luciana Del-Ben

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar como se configuram os modos de pensar a educação musical escolar construídos por pesquisadores e estudiosos no campo da educação musical. Para a realização da pesquisa, esse objetivo foi desdobrado nas seguintes questões: quais são as dimensões dos fenômenos educativo-musicais escolares representadas nesses modos de pensar? Que finalidades são atribuídas ao ensino e à aprendizagem de música na escola? Que tipos de asserções ou proposições caracterizam esses modos de pensar; que dados as apoiam; como são fundamentadas ou justificadas? Adotando como estratégia de pesquisa a análise de documentos, foram tomados como dados empíricos os artigos publicados na Revista da ABEM, que foram analisados quantitativa e qualitativamente, tomando como base as questões orientadoras da pesquisa. Os resultados indicam algumas características do conhecimento produzido pela área sobre educação musical escolar, e permitem um breve inventário tanto daquilo que já foi investigado quanto de como foi investigado.

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Publicado
2016-10-31
Como Citar
Del-Ben, L. (2016). Modos de Pensar a Educação Musical Escolar: Uma Análise de Artigos da Revista da Abem. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 19(37). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2364