Sentidos de uma Pedagogia Musical no Programa Escola Aberta: As Lógicas da Cultura Escolar

  • Helena Lopes da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Resumo

Este artigo discute as concepções de educação musical presentes nas atividades da Escola Aberta Chapéu do Sol, Porto Alegre, RS, a partir do cruzamento dos discursos e práticas dos participantes envolvidos com o Programa Escola Aberta (UNESCO/MEC). O programa tem como objetivo principal a diminuição da violência entre os jovens considerados em situação de vulnerabilidade social através da abertura dos portões da escola à comunidade para atividades de lazer, cultura e educação durante os finais de semana. Considerando o exposto, questiono: Em que sentido a música pode contribuir para o cumprimento dos objetivos do programa? Qual concepção de pedagogia musical está presente nas atividades propostas? Quais práticas e repertórios musicais são considerados?  Para a análise dos dados da pesquisa foram utilizados os conceitos de pedagogia musical (Piatti, 1994; Kraemer, 2000), cultura e escola (Forquin, 1993). Os resultados apontaram a predominância da visão “conteudista” (Piatti, 1994) da pedagogia musical nos discursos e nas práticas dos participantes, na qual a música é vista como um objeto separado dos jovens e do contexto no qual ela acontece. Outra questão relevante se refere ao fato das políticas públicas  serem concebidas por pessoas leigas em educação musical, resultando no uso de conceitos generalizantes e equivocados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASTIAN, Hans G. A pesquisa (empírica) na educação musical à luz do pragmatismo. Em Pauta. Porto Alegre, v.11, n. 16/17, 2000. p.76-109.

CORRÊA, Marcos. K. Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem musical com adolescentes. Dissertação (Mestrado em Música), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.

DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

DAYRELL, Juarez ; REIS, Juliana Batista. Juventude, pobreza e ações sócio-educativas no Brasil. In: 30ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. JUVENTUDE, POBREZA E AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS NO BRASIL. Anais. Caxambu, 2007. p.1-15.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

HENRIQUES, Ricardo. Escola Aberta e educação integral: desafios de uma educação de qualidade para todos. In. GOMES, Candido Alberto (org.). Abrindo Espaços: múltiplos olhares. Brasília: UNESCO, Fundação Vale, 2008. p.165-174.

SOUZA, Jusamara et al. Práticas de aprendizagem musical em três bandas de rock. In: Per Musi. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, v.7, p.68-75, 2003.

KLEBER, Magali O. A prática de educação musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta. Porto Alegre v.11, n. 16/17, 2000. p.50-75.

LORENZI, Graciano. Compondo e gravando músicas com adolescentes: uma pesquisa-ação na escola pública. Dissertação (Mestrado em Música), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.

MÜLLER, Vânia B. “A música é, bem dizê, a vida da gente”: Um estudo sobre a relação de crianças e adolescentes em situação de rua com a música. In: VII SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL. Anais... Londrina, 2000. p.123-136.

PIATTI, Mario. Pedagogia della Musica: Quali Basi? In. PIATTI, Mario (org.) Pedagogia della musica: Un panorama. Bologna: CLUEB, 1994. p.15-36.

PROJETO ESCOLA ABERTA: Apresentação. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2007.

PRASS, Luciana. Saberes musicais em uma bateria de escola de samba: uma etnografia entre os Bambas da Orgia. Dissertação (Mestrado em Música), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

RIBAS, Maria Guiomar. Música na educação de jovens e adultos: um estudo sobre práticas musicais entre gerações. Tese (Doutorado em Música), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006.

RAMOS, Sílvia N. Música da televisão no cotidiano de crianças: um estudo de caso com um grupo de 9 a 10 anos. Dissertação (Mestrado em Música), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

SCHMELLING, Agnes. Cantar com as mídias eletrônicas: um estudo de caso com jovens. Dissertação (Mestrado em Música), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

SILVA, Helena L. Música no espaço escolar e a construção da identidade de gênero: Um estudo de caso. Porto Alegre: UFRGS, 2000. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.

STEIN, Marília A. Oficinas de música: uma etnografia dos processos de ensino e aprendizagem musical em bairros populares de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Música), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

SOUZA, Jusamara. Múltiplos espaços e novas demandas profissionais: re-configurando o campo da Educação Musical. X ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL. Anais... Uberlândia, outubro de 2001. p.85-92.

SOUZA, Jusamara; FIALHO, Vânia; ARALDI. Juciane. Hip-hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Editora Sulina, 2005.

UNESCO. Fazendo a diferença: projeto Escola Aberta para a Cidadania no Estado do Rio Grande do Sul. Brasília: UNESCO, Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, 2006.

Publicado
2016-10-31
Como Citar
Silva, H. L. da. (2016). Sentidos de uma Pedagogia Musical no Programa Escola Aberta: As Lógicas da Cultura Escolar. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 19(37). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2365