Sentidos de uma Pedagogia Musical no Programa Escola Aberta: As Lógicas da Cultura Escolar
Resumo
Este artigo discute as concepções de educação musical presentes nas atividades da Escola Aberta Chapéu do Sol, Porto Alegre, RS, a partir do cruzamento dos discursos e práticas dos participantes envolvidos com o Programa Escola Aberta (UNESCO/MEC). O programa tem como objetivo principal a diminuição da violência entre os jovens considerados em situação de vulnerabilidade social através da abertura dos portões da escola à comunidade para atividades de lazer, cultura e educação durante os finais de semana. Considerando o exposto, questiono: Em que sentido a música pode contribuir para o cumprimento dos objetivos do programa? Qual concepção de pedagogia musical está presente nas atividades propostas? Quais práticas e repertórios musicais são considerados? Para a análise dos dados da pesquisa foram utilizados os conceitos de pedagogia musical (Piatti, 1994; Kraemer, 2000), cultura e escola (Forquin, 1993). Os resultados apontaram a predominância da visão “conteudista” (Piatti, 1994) da pedagogia musical nos discursos e nas práticas dos participantes, na qual a música é vista como um objeto separado dos jovens e do contexto no qual ela acontece. Outra questão relevante se refere ao fato das políticas públicas serem concebidas por pessoas leigas em educação musical, resultando no uso de conceitos generalizantes e equivocados.
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