Currículo Integrado de Cursos Profissionalizantes: Reflexões a partir de Basil Bernstein

  • Adriana Carla Monteiro Valença de Alencar Instituto Técnico Federal Alagoas (IFAL)
  • Laura Cristina Vieira Pizzi Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resumo

O presente trabalho analisou o processo de implantação do currículo integrado em uma escola agrotécnica federal de Alagoas, com um século de existência, e que atualmente faz parte dos Campi do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Esta pesquisa se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa do Estudo de Caso e teve como objetivo analisar o processo de integração do currículo do Curso de Agropecuária a partir do referencial teórico de Basil Bernstein. A integração curricular é uma proposta advinda do Decreto Lei Nº 5.154/2004 federal brasileiro. A mudança do modelo concomitante para o currículo integrado proposto, pouco colaborou para a integração das disciplinas do curso analisado.

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Publicado
2016-10-31
Como Citar
Alencar, A. C. M. V. de, & Pizzi, L. C. V. (2016). Currículo Integrado de Cursos Profissionalizantes: Reflexões a partir de Basil Bernstein. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 19(37). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2366