A Repetência Escolar uma Forma De Exclusão? Um Estudo De Caso Etnográfico

  • Suziane de Santana Vasconcellos Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo

A repetência faz parte do ambiente escolar e apesar de não ser um novo tema de investigação e discussão ainda é relevante, pois é um fenômeno de difícil análise, uma vez que pode ser observado e/ou apresentado a partir de diferentes pontos e perspectivas. Portanto, a repetência pode ser encarada por diferentes aspectos, uma vez que pode derivar e/ou estar associada a diversos fatores, tais como, avaliação, absenteísmo, (in)disciplina, violência, exclusão, dentre outros. Entretanto, este artigo propõe apresentar a repetência associada a inclusão e/ou exclusão escolar. Este artigo foi elaborado a partir de um estudo de etnográfico realizado na 1ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Rio de Janeiro com o intuito de discutir o fenômeno da repetência a partir da perspectiva dos sujeitos da pesquisa, docentes e alunos(as) de uma classe de repetentes, criada exclusivamente no ano de 2008 para atender esses alunos(as) que passaram pela experiência da repetência, entre uma a cinco vezes.  Este estudo etnográfico utilizou como principais recursos: a observação participante, a entrevista etnográfica, a análise de documentos, o registro de áudio e vídeo e o estudo de caso etnográfico. A análise dos dados foi realizada por um processo indutivo com recursos do software (Atlas ti).

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Biografia do Autor

Suziane de Santana Vasconcellos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorado em Educação – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

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Publicado
2016-10-31
Como Citar
Vasconcellos, S. de S. (2016). A Repetência Escolar uma Forma De Exclusão? Um Estudo De Caso Etnográfico. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 19(37). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2367