Tendências e Concepções no Contexto do Mundo Imperial: A Educação Inclusiva em Foco

  • Silvio Carlos dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Arlei Peripolli
  • Marilu Palma de Oliveira
  • Soraia Napoleão Freitas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

O artigo quer – a partir do mal-estar e desassossego do processo de globalização da sociedade que Hardt e Negri desvelam – problematizar o entrecruzamento possível entre a educação inclusiva e o Mundo Imperial emergente. Pretende apresentar (re)significações para um fazer pedagógico que oportunize novas configurações para o autoconhecimento do espaço escolar, (re)pensando intervenções que beneficiem a todos os alunos  e, deste modo, compreender a representação do professor, da escola como ambiente da diversidade, do currículo e da avaliação sob o olhar da legislação vigente. Enfim, a educação inclusiva se apresenta como um novo paradigma edificado sobre os direitos humanos, que integra igualdade e diferença como valores indissociáveis, aproximando-se da equidade formal; (re)conhecendo que as dificuldades vividas nos sistemas de ensino legitimam a necessidade de confrontar as práticas segregacionistas, criando alternativas para superá-las por meio de políticas públicas e ações concretas que venham oportunizar aprendizagem de qualidade e que respeita a heterogeneidade.

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Biografia do Autor

Silvio Carlos dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando em Educação – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Arlei Peripolli

Coordenador da Educação Inclusiva do Sistema Municipal de Ensino de Santa Maria – RS

Marilu Palma de Oliveira

Professora Titular da Secretaria do Estado de Educação do Acre – AC

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Publicado
2016-10-31
Como Citar
Santos, S. C. dos, Peripolli, A., Oliveira, M. P. de, & Freitas, S. N. (2016). Tendências e Concepções no Contexto do Mundo Imperial: A Educação Inclusiva em Foco. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 19(37). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2368