IMPACTOS DA ROTA DE INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA NO TERRITÓRIO INDÍGENA KADIWÉU

  • Kátia Cristina Nascimento Figueira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/
  • Léia Teixeira Lacerda Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/
  • Maria Leda Pinto Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Rota de Integração Latino-Americana, Educação escolar indigena, Cultura indígena, Corredor Rodoviário Bioceânico, Território indígena

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa interinstitucional “Análise dos Impactos  Educativos e Sociais da Construção da Rota Bioceânica sobre os Grupos Originários da Reserva Indígena Kadiwéu, MS, Brasil” vinculada ao Eixo de Trabalho Impactos Sociais desenvolvido em parceria  com  as  Universidades  da  Rota  de  Integração  Latino-Americana  (UniRila). A pesquisa qualitativa realizada no Território Indígena Kadiwéu localizado em Porto Murtinho, foi construída em três momentos: o primeiro com a apresentação da proposta para as lideranças, moradores, professores, gestores da Escola Municipal Indígena "Ejiwajegi" – Polo e Extensões e a Secretária de Educação de Porto Murtinho; o segundo com a participação nas festividades da Cultura Kadiwéu e o terceiro com a escuta e diálogo com moradores, professores e gestores da referida Escola. Dessa forma, foram doados materiais escolares, aplicado um diagnóstico da escola e realizadas entrevistas, registros fotográficos e filmes. A preocupação com a implantação da Rota de Integração latino-Americana (Rota Bioceânica) evidencia os seguintes pontos: preocupação com o rapto de crianças que circulam livremente em um território aberto (538 mil hectares); Intensificação do tráfico de drogas e de pessoas; Interferências no ir e vir das crianças; Expectativa de aumento de fluxo de turismo e venda do artesanato

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Biografia do Autor

Léia Teixeira Lacerda, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação da Unidade Universitária de Campo Grande, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil. Pesquisadora Associada do Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e identidade. Pesquisadora PQ Fundect-CNPq.

Maria Leda Pinto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente Sênior do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Letras e do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Unidade Universitária de Campo Grande, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil. Pesquisadora Associada do Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e identidade.

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Publicado
2025-11-06
Como Citar
Nascimento Figueira, K. C., Teixeira Lacerda , L., & Pinto, M. L. (2025). IMPACTOS DA ROTA DE INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA NO TERRITÓRIO INDÍGENA KADIWÉU. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 31(61), 10-39. https://doi.org/10.55028/intermeio.v31i61.23710