Política entre o Pensamento e a Filosofia – Sobre um Ensaio de Cornelius Castoriadis sobre a Política na Antiguidade Grega e no Mundo Contemporâneo

  • Vanessa Clementino Furtado

Resumo

Este trabalho versa sobre a questão do pensamento político, referenciado na obra de Cornelius Castoriadis, principalmente em La pensée politique, incluído como anexo II do Ce que fait la Grèce 1. D' Homère à Héraclite, segundo volume da coletânea de seus seminários [1982-1983], “La Création Humaine”, onde o autor investiga e questiona a existência de uma forma de pensar que seja algo que possamos chamar de interrogação filosófica e política. Trata-se de questionar de forma primordial a instituição da própria sociedade, bem como, as demais instituições que nela são criadas com a finalidade de suprir o que tanto falta: o Caos, o Abismo, o sem fundo. Dessa forma, uma interrogação filosófica de fato é precisamente olharmos para este Abismo, para o Caos e daí empreender a instituição, enquanto sujeitos instituídos e instituintes. Assim, a autonomia se dá justamente no entendimento de quem institui a sociedade tal como ela se apresenta são justamente os sujeitos que nela se inserem, ou seja, é o próprio indivíduo quem se dá suas leis, no sentido mais estrito do termo: autonomia. Contudo atualmente a sociedade se constitui pela sua oposta, a heteronomia, caracterizada pela alienação em um alhures qualquer a instituição da sociedade e suas leis. Deste modo, o pensamento político é a atividade lúcida que tem como finalidade a instituição da sociedade pelos indivíduos que a compõem e não por um alhures, ou seja, por meio de uma atividade reflexiva e deliberante. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Clementino Furtado

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul [UFMS], Campo Grande e mestranda em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica [PUC], São Paulo.

Referências

CASTORIADIS, C. A polis grega e a criação da democracia, in As Encruzilhadas do Labirinto 2: os Domínio do Homem. Trad. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo, Paz e Terra, 1987 [EL2].

CASTORIADIS, C. Uma interrogação sem fim, in As Encruzilhadas do Labirinto 2: os Domínio do Homem. Trad. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo, Paz e Terra, 1987 [EL2].

CASTORIADIS, C. Feito e a ser Feito: As Encruzilhadas do labirinto V. trad. Lílian do Valle. Rio de Janeiro: DP&A, 1997 [EL5].

CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Trad. Guy Renaud. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2000.

CASTORIADIS, C. Ce qui fait la Grèce : 1. D’Homère à Héraclite. Séminaire 1982-1983, coll. La création humaine. Paris : Seuil, 2004, Annexe II, La pensée politique, p. 273-310 .

CASTORIADIS, C. Sujeito e verdade no mundo social-histórico : A criação humana I. São Paulo, SP: Civilização Brasileira, 2007.

CHAUI, M. Política em Spinoza. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2003.

Publicado
2016-11-01
Como Citar
Furtado, V. C. (2016). Política entre o Pensamento e a Filosofia – Sobre um Ensaio de Cornelius Castoriadis sobre a Política na Antiguidade Grega e no Mundo Contemporâneo. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 18(35). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2382