A Integração de Crianças com Necessidades Especiais por meio da Literatura Infantil
Resumo
Dentro de um aspecto psicanalítico, os elementos presentes nos contos de fadas promovem “imagens à criança com as quais ela pode estruturar seus devaneios e com eles dar melhor direção à sua vida” (BETTLHEIM, 2004, p.16). Partindo deste ponto, constatamos que as narrativas infantis Contos de fadas abrem caminhos, para o auto-conhecimento, pois ao criar personagens distantes e animalescas, remetem-nos para uma imagem de nós mesmos, a cada momento de reconhecimento da leitura, ajudando-nos adequadamente a aprender o que se passa dentro de nós (JOUVE, 2002). Portanto, os Contos de Fadas ao tratar a complexidade dos problemas da vida, torna-se condutor extraordinário para tratar de conexões entre Literatura Infantil e Educação Especial, pois traz a
discussão dos conflitos humanos de maneira única, convincente e significativa, (COELHO, 1991, p.9). Este artigo tem por objetivo discutir sobre o aproveitamento da Literatura Infantil enquanto recurso promotor da inclusão psicossocial das crianças e fazer uma consciencialização, de como a Literatura Maravilhosa desponta a possibilidade de educar para incluir.