Os diários narrativos dos professores de língua inglesa em início de carreira: um estudo sobre potencialidades e limites
Resumo
Estabelecemos como objetivo geral deste estudo investigar a contribuição da escrita dos diários narrativos para a produção da profissão professor pelos professores de Língua Inglesa iniciantes na profissão. Devido à natureza do objeto de estudo, escolhemos a pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa como metodologia a ser seguida, dialogando com autores como Clandinin e Connelly (2000, 2004), Bolívar (2002), Souza (2004, 2006a, 2006b), entre outros. Para a realização da pesquisa, contamos com a colaboração de seis professoras, graduadas em Letras-Inglês, iniciantes na carreira e no efetivo
exercício da docência nas escolas públicas e particulares de Ensino Médio, da cidade de Parnaíba (PI). Realizamos a pesquisa no segundo semestre de 2008, com a utilização dos diários narrativos e das rodas de conversa. No plano de análise dos dados, optamos pela análise do conteúdo proposta por Bardin
(2006). As análises e as interpretações dos dados produzidos revelaram que apesar da falta de tempo e da falta de hábito da escrita, o registro escrito nos diários narrativos revelou-se uma fonte bastante profícua uma vez que contempla ambas as dimensões formativa e investigativa da prática profissional docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

