CORREDOR BIOCEÂNICO, UNIRILA E INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA GOVERNANÇA EDUCACIONAL
Resumo
Neste artigo, analisamos o papel da Rede Universitária de Integração Latino-Americana (UniRila) na consolidação de uma governança educacional transnacional no contexto da Rota Bioceânica, iniciativa estratégica para a integração logística e comercial entre América do Sul e Ásia. Desde 2016, pesquisadores da UniRila têm articulado ações voltadas à cooperação acadêmica entre universidades do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, promovendo a integração regional por meio da educação superior. O artigo adota abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica, análise documental e observação participante, destacando a importância da diplomacia acadêmica, da resiliência institucional e das alianças interinstitucionais construídas. A governança educacional é discutida como eixo estruturante do processo de internacionalização, com foco em agendas comuns de pesquisa e formação cidadã alinhadas às hélices tríplice e quíntupla. O estudo evidencia os desafios enfrentados, como a histórica falta de articulação entre as universidades do Cone Sul e a baixa mobilidade acadêmica, e ressalta o potencial da UniRila em fomentar transformações territoriais e sociais por meio da educação superior integrada.
Downloads
Referências
XXX, XXX. 2019.
XXX, XXX. 2024a.
XXX, XXX. 2024b.
XXX, XXX. 2024c.
ASATO, Thiago Andrade. A Rota Bioceânica como campo de possibilidades para o desenvolvimento da atividade turística. 2021. 177 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Local) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2021.
BATISTA, Alessandra et al. Observatórios de Competência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONHECIMENTO E INOVAÇÃO (CIKI), 6., 2016, Bogotá. Anais eletrônicos [...]. Bogotá: [s. n.], 2016.
CARAYANNIS, E.; KOLDBYE, C. Democracy and the environment are endangered species. Disponível em: https://riconfigure.eu/wp-content/uploads/2020/01/Interview-with-Elias-Carayannis_2020_Final.pdf . Acesso em: 11 Jun. 2025
ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The Triple Helix --University-Industry-Government Relations: A Laboratory for Knowledge Based Economic Development. Rochester, NY, 1 jan. 1995. Disponível em: https://papers.ssrn.com/abstract=2480085 . Acesso em: 11 Jun. 2025
GUSMÃO, Maria Regina. Observatório apoia a adoção de tecnologias de gestão. Informe, [S. l.], n. 175, 2006.
HUSILLOS, Jesús. Círculo para la calidad de los servicios públicos de l’Hospitalet. In: Seminário Inmigración y Europa, 5., 2007, Barcelona. Anais eletrônicos [...]. Barcelona: Bellaterra Disponível em: https://www.cidob.org/media2/publicacions/monografias/iv_seminari_migracions/14_husillos Acesso em: 10 jan. 2025.
LEITE, Denise et al. A avaliação institucional e os desafios da formação do docente na universidade pós-moderna. In: MASETTO, M. T. Docência na universidade. Campinas, SP: Papirus, 2003, p. 39-56.
PHÉLAN C., Mauricio. La Red Observatorios Locales de Barcelona, España: un estudio de casos para diseñar uma propuesta nacional. Revista Venezolana de Sociología y Antropología, v. 17, n. 48, p. 96-122, 2007.
RUFFINI, Pierre-Bruno. Diplomatie scientifique. De quelques notions de base et questions-clés. Philosophia Scientiæ [En ligne], v. 23, n. 3, p. 67-80, 2019. Disponível em: http://journals.openedition.org/philosophiascientiae/2064 . Acesso em: 29 maio 2025
SILVA, E. M. de P. Desenvolvimento tecnológico e inovação: nota sobre Pós-Graduação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. In: BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós Graduação (PNPG 2011-2020). Brasília, DF: CAPES 2010. Páginas: 191-216.
SILVA, Luciana Vieira Souza da. Diplomacia científica e história das ciências: reflexões teóricas e metodológicas. Temáticas, Campinas, SP, v. 30, n. 60, p. 70–101, 2023.

