Elementos para um estudo comparativo entre governos autoritários de Espanha e Brasil (1938 a 1944) e os livros didáticos
Resumo
Este artigo é parte de um estudo comparativo entre os livros didáticos utilizados nos governos autoritários espanhol de Franco e brasileiro de Vargas no período de 1938 a 1944. O estudo tentará contribuir para uma reflexão sobre a situação da política educacional da Espanha do período e em seguida destacará algumas características dos livros didáticos espanhóis investigados. Depois de fazer alguns comentários de estudos feitos sobre o tema, apresento aspectos dos manuais selecionados para a análise utilizados no ensino primário e secundário. Para o primário foram selecionados livros de leitura, gramática, língua espanhola e higiene. Para o secundário, livros de história da Espanha, história universal, geografia e história da cultura. Os pontos a serem destacados nesse artigo são: os conteúdos apresentados nos livros em relação ao novo governo (seu nome, seus feitos, sua importância); recomendações inscritas, geralmente, no início dos livros; conteúdos relativos ao contexto político; presença de imagens alusivas ao momento. Encerraremos com algumas reflexões que possam trazer elementos para discussão do tema.