Elementos para um estudo comparativo entre governos autoritários de Espanha e Brasil (1938 a 1944) e os livros didáticos

Autores

  • Cecília Hanna Mate

Resumo

Este artigo é parte de um estudo comparativo entre os livros didáticos utilizados nos governos autoritários espanhol de Franco e brasileiro de Vargas no período de 1938 a 1944. O estudo tentará contribuir para uma reflexão sobre a situação da política educacional da Espanha do período e em seguida destacará algumas características dos livros didáticos espanhóis investigados. Depois de fazer alguns comentários de estudos feitos sobre o tema, apresento aspectos dos manuais selecionados para a análise utilizados no ensino primário e secundário. Para o primário foram selecionados livros de leitura, gramática, língua espanhola e higiene. Para o secundário, livros de história da Espanha, história universal, geografia e história da cultura. Os pontos a serem destacados nesse artigo são: os conteúdos apresentados nos livros em relação ao novo governo (seu nome, seus feitos, sua importância); recomendações inscritas, geralmente, no início dos livros; conteúdos relativos ao contexto político; presença de imagens alusivas ao momento. Encerraremos com algumas reflexões que possam trazer elementos para discussão do tema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cecília Hanna Mate

    Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-11-10

Como Citar

MATE, Cecília Hanna. Elementos para um estudo comparativo entre governos autoritários de Espanha e Brasil (1938 a 1944) e os livros didáticos. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, [S. l.], v. 12, n. 23, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2529. Acesso em: 30 jan. 2026.