Formação continuada de docentes da educação superior: experiências vivenciadas na UFMT

  • Tânia Maria Lima Beraldo
  • Maria das Graças Martins Silva
  • Tereza C. M. Aguiar Veloso

Resumo

Este trabalho trata da formação continuada de docentes da educação superior, tendo como objeto de análise duas experiências desenvolvidas na UFMT. O objetivo é situar essa problemática no contexto educacional mato-grossense evidenciando alguns resultados das referidas experiências. Em função desse objetivo foram explicitados inicialmente os referenciais adotados pelas autoras, especialmente no que se refere ao conceito de formação continuada e trabalho docente. Em seguida foram apresentados dados sobre a educação superior no Estado de Mato Grosso, tendo como base o censo da educação superior publicados pelo MEC/INEP. Após a descrição das atividades analisadas neste estudo foram apontadas algumas conclusões que reiteram a relevância das atividades de formação continuada de docentes da educação superior e a necessidade de definição de uma política institucional de formação continuada de docentes da educação superior, considerando os dilemas e desafios postos pelas atuais políticas educacionais e pela dinâmica do mundo globalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Maria Lima Beraldo

Professora  do curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação do Instituto de Educação da UFMT. 

Maria das Graças Martins Silva

Professora do  curso de Pedagogia da UFMT. Doutoranda no Programa de Pós­-Graduação em Educação da UFGRS.

Tereza C. M. Aguiar Veloso

Professora do curso de Nutrição da UFMT. Doutora em Educação  na UFG.

Publicado
2016-11-10
Como Citar
Beraldo, T. M. L., Silva, M. das G. M., & Veloso, T. C. M. A. (2016). Formação continuada de docentes da educação superior: experiências vivenciadas na UFMT. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 13(26). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2537