A transformação da educação escolar e sua influência na sociedade contemporânea

  • Lílian Mara Dela Cruz Viegas 
  • Alda Maria do Nascimento Osório 

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar, de forma sucinta, algumas abordagens que fazem parte de um capítulo da dissertação de mestrado intitulada. Uma possibilidade para superação das dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita: o texto e sua reescrita, no qual discutimos alguns aspectos referentes à educação na sociedade contemporânea, com vistas à dinâmica das transformações sociais, repensando o modelo de escola que se constitui no Brasil. É nosso interesse mostrar alguns obstáculos que dificultam a realização das alterações na instituição escola, impedindo-a de exercer seu papel na valorização da educação como meio necessário ao exercício da cidadania, ou seja, preparar o aluno de forma a dar-lhe condições de participar ativamente das questões sociais emergidas frente às mudanças no mundo atual. Entendemos que dar novos rumos à educação escolarizada implica transformas a prática pedagógica, a qual consiste em mudar representações consolidadas num processo de construção de vida profissional e pessoal, não se trata de incorporar “novos modelos” e leva-los para diferentes realidades. Essa mudança requer modificação da concepção de educação, de escola, de ensino, de aprendizagem, de homem e de sociedade. Atitude que exige ousadia,  coragem,  conhecimentos,  pois  não  é  simplesmente  mudar  uma  prática  pedagógica,  trocar  o  velho  pelo  novo,  implica  reavaliar,  transformar,  resignificar  conceitos  e valores,  pensar  sobre  questões  contemporâneas  que  produzem  sentidos  na  vida  dos  indivíduos,  seres históricos e  sociais. Significa colocar­se como mediador no processo de ensino e de  aprendizagem,  conceber  o  aluno  como  partícipe  nesse  processo.  Pressupomos  que  tais reflexões  contribuirão  para  que  os  atores  envolvidos  com  o  processo  educativo,  re­pensem a educação escolarizada como meio para o sucesso da aprendizagem do aluno com reflexos na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lílian Mara Dela Cruz Viegas 

Mestra  em Educação  pelo  Programa  de Pós­Graduação
em Educação  Cursos Mestrado e Doutorado, da Universidade  Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da Rede Municipal de  Ensino de Campo Grande­MS.

Alda Maria do Nascimento Osório 

Profa. do Departamento de Educação/CCHS e do Programa de Pós­Graduação em Educação  Cursos de Mestrado e Doutorado, do Centro de Ciências Humanas e  Sociais da Universidade  Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado
2016-11-10
Como Citar
Viegas , L. M. D. C., & Osório , A. M. do N. (2016). A transformação da educação escolar e sua influência na sociedade contemporânea. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 13(26). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2538