A transformação da educação escolar e sua influência na sociedade contemporânea
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar, de forma sucinta, algumas abordagens que fazem parte de um capítulo da dissertação de mestrado intitulada. Uma possibilidade para superação das dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita: o texto e sua reescrita, no qual discutimos alguns aspectos referentes à educação na sociedade contemporânea, com vistas à dinâmica das transformações sociais, repensando o modelo de escola que se constitui no Brasil. É nosso interesse mostrar alguns obstáculos que dificultam a realização das alterações na instituição escola, impedindo-a de exercer seu papel na valorização da educação como meio necessário ao exercício da cidadania, ou seja, preparar o aluno de forma a dar-lhe condições de participar ativamente das questões sociais emergidas frente às mudanças no mundo atual. Entendemos que dar novos rumos à educação escolarizada implica transformas a prática pedagógica, a qual consiste em mudar representações consolidadas num processo de construção de vida profissional e pessoal, não se trata de incorporar “novos modelos” e leva-los para diferentes realidades. Essa mudança requer modificação da concepção de educação, de escola, de ensino, de aprendizagem, de homem e de sociedade. Atitude que exige ousadia, coragem, conhecimentos, pois não é simplesmente mudar uma prática pedagógica, trocar o velho pelo novo, implica reavaliar, transformar, resignificar conceitos e valores, pensar sobre questões contemporâneas que produzem sentidos na vida dos indivíduos, seres históricos e sociais. Significa colocarse como mediador no processo de ensino e de aprendizagem, conceber o aluno como partícipe nesse processo. Pressupomos que tais reflexões contribuirão para que os atores envolvidos com o processo educativo, repensem a educação escolarizada como meio para o sucesso da aprendizagem do aluno com reflexos na sociedade.