Formação docente, desenvolvimento profissional e possibilidades de mudanças

  • Silvia Regina Pincerato Petrilli 
  • Dulce Maria Pompêo Camargo

Resumo

O presente trabalho é parte da pesquisa de mestrado desenvolvida no Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (LESC) do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas
– PUC/Campinas, cujo objetivo foi fazer um estudo crítico sobre a formação docente, partindo da ampla disseminação e apropriação dos conceitos de professor e prática reflexiva. Buscamos pelo ser professor no exercício da profissão no interior de um grupo de formação continuada em serviço, procurando compreender o papel da formação continuada, o que aprendem no dia-a-dia do processo formador, e a importância da Universidade nesse processo. O referencial teórico fundamentou-se em estudos e pesquisas
sobre a prática reflexiva na formação docente no Brasil e no mundo, de forma a interpretar dialeticamente a realidade educacional, possibilitando, assim, diante das inúmeras críticas ao paradigma da racionalidade técnica, compreender o papel da reflexão no desenvolvimento profissional do professor, bem como as possibilidades de mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Regina Pincerato Petrilli 

­ Grupo  de Pesquisa  Laboratório  de  Ensino,  Sociedade e Cultura  ­ LESC, Pontifícia Universidade Católica de Campinas ­ PUC/Campinas ­ Brasil.

Dulce Maria Pompêo Camargo

Orientadora da pesquisa  e  líder do Grupo de  Pesquisa  Laboratório  de  Ensino, Sociedade e Cultura ­ LESC, Pontifícia Universidade Católica de Campinas  ­ PUC/ Campinas  ­ Programa de Pós­Graduação em Educação ­ Campinas/SP ­ Brasil.

Publicado
2016-11-10
Como Citar
Petrilli , S. R. P., & Camargo, D. M. P. (2016). Formação docente, desenvolvimento profissional e possibilidades de mudanças. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 13(26). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2539