A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM CAMPO GRANDE – MS (1996-2004)

  • Nesdete Mesquita Corrêa

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer, descrever e analisar a maneira pela qual o município de Campo Grande (MS) se organizou para atender às diretrizes emanadas pela política nacional em relação à Educação Especial, a partir da LDB n. 9.394/96. Concluiu-se que a municipalização da Educação Especial em Campo Grande tem sido configurada sem a participação da comunidade escolar ao organizar os serviços e elaborar a legislação da Educação Especial, denotando a exclusividade da administração municipal nas decisões do processo de municipalização. Evidenciou-se, também, uma tendência a movimentos complementares de publicização e terceirização dos serviços oferecidos, quando o município buscou parcerias com instituições privadas e organizações não- overnamentais para o atendimento aos serviços complementares de saúde e educação, indicando que o poder público não assumiu efetivamente os serviços a serem prestados à população.

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Publicado
2016-11-10
Como Citar
Corrêa, N. M. (2016). A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM CAMPO GRANDE – MS (1996-2004). InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 13(25). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2545