As relações entre os resultados da avaliação e os modelos de gestão escolar

  • Ângelo Ricardo de Souza

Resumo

Este trabalho trata das relações entre os resultados da avaliação escolar e os tipos de gestão escolar, a partir dos dados, no Brasil, do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, de 2003, que apresenta a proficiência dos alunos nas avaliações nas disciplinas de matemática e língua portuguesa dos alunos
da educação básica e os questionários preenchidos pelos diretores das escolas públicas avaliadas. Considerando esses dados, este artigo constitui perfis com diferentes tipos da gestão escolar, faz considerações acerca da aplicação de avaliações estandardizadas e busca relacionar esses dois fenômenos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângelo Ricardo de Souza

Professor do Núcleo de Política, Gestão e Financiamento da Educação da Universidade Federal do Paraná – NuPE/UFPR.

Publicado
2016-11-10
Como Citar
Souza, Ângelo R. de. (2016). As relações entre os resultados da avaliação e os modelos de gestão escolar. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 13(25). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2547