A CONSTITUINTE ESCOLAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (1999 A 2001): UMA PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO *

  • Maria Alice de Miranda Aranda
  • Ester Senna

Resumo

O objetivo deste artigo é apreender a concepção de gestão democrática da educação e de democracia presentes na Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001) e como se configurou a articulação entre ambas (gestão e democracia). Caminhando do empírico ao concreto pensado, chega-se a algumas abstrações científicas que mostram que a concepção de democracia participativa, de caráter popular, que seria a sua sustentação, não encontrou alicerce nesse momento histórico. Considerando os acertos e os desacertos com a democracia, a Constituinte Escolar é uma proposta de gestão democrática. A sugestão é ir além da proposição e multiplicar experiência como essa, entendida como alternativa possível para, em processo, viabilizar a democracia participativa, em graus mais elevados de possibilidades.

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Biografia do Autor

Maria Alice de Miranda Aranda

Professora da Faculdade de Administração de Fátima do Sul (FAFF).

Ester Senna

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS.

Publicado
2016-11-16
Como Citar
Aranda, M. A. de M., & Senna, E. (2016). A CONSTITUINTE ESCOLAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (1999 A 2001): UMA PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO *. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 11(22). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2571