A VOZ DA REGENTE DE CLASSE OU A VOZ DA “PROFESSORA LEIGA”?

  • Maria Cecília de Medeiros Abras

Resumo

Este artigo traz resultados da pesquisa de Mestrado em Educação e outros estudos que realizei correlatos da temática da “professora leiga”, outros olhares, novos interesses de pesquisa, bem como pistas para novas investigações. A pesquisa teve como objetivo analisar a influência de uma formação em serviço na prática pedagógica dessas professoras e contribuir de maneira crítica com a formação da “professora leiga”, voltando-se para o resgate das competências necessárias para sua atuação como sujeito reflexivo, e não apenas se fundamentou no conhecimento da proposta pedagógica do Programa de Curso Emergenciais. Para o desenvolvimento dessa pesquisa acompanhei um grupo especifico de alunas-professoras que freqüentavam três Cursos de Licenciatura oferecido por esse mesmo Programa. Foram realizadas várias entrevistas semi-estruturadas (antes e depois do processo de formação delas) com o grupo já citado e a equipe técnica da Escola na qual elas trabalhavam e eram orientadas em suas atividades.O estudo teve como resultado mudanças no comportamento pessoal das alunas-professoras quanto aos fatores de segurança/insegurança permeados antes e depois do processo de formação em serviço. Esses mesmos fatores são apresentados e explorados no decorrer deste artigo.

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Biografia do Autor

Maria Cecília de Medeiros Abras

Professora da Universidade Federal de São João Del Rei/MG.

Publicado
2016-11-16
Como Citar
Abras, M. C. de M. (2016). A VOZ DA REGENTE DE CLASSE OU A VOZ DA “PROFESSORA LEIGA”?. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 11(21). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2574