NOTÍCIA COMO REPRESENTAÇÃO SOCIAL E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL JORNALÍSTICA

  • Cristiane Hengler Corrêa Bernardo
  • Inara Barbosa Leão

Resumo

O artigo em questão trata da compreensão da notícia como uma fonte de representação social e de como a formação profissional do jornalista irá colaborar para que essa representação possa ser apresentada à sociedade de forma consciente. A educação superior do jornalista, enquanto ator social, não deve estar restrita ao discurso das habilidades e competências pregadas pelas Diretrizes Curriculares, mas sim preocupada com a formação de um profissional que compreenda a sociedade onde se insere, e possa representar, de forma consciente, os fatos em notícia. Essa consciência se deve principalmente a ter o referido ator social – o jornalista - a clareza da forma como irá representar esse fato.

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Biografia do Autor

Cristiane Hengler Corrêa Bernardo

Professora da Faculdade Estácio de Sá.

Inara Barbosa Leão

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado
2016-11-16
Como Citar
Bernardo, C. H. C., & Leão, I. B. (2016). NOTÍCIA COMO REPRESENTAÇÃO SOCIAL E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL JORNALÍSTICA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 11(21). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2575