A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UEMT: 1962-1979

  • Renato Gomes Nogueira

Resumo

Este artigo analisa a formação do professor de matemática no contexto da implantação da Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), no período de 1962 a 1979. Inicialmente, discute-se a estruturação das licenciaturas no curso da implantação da universidade. Na seqüência, é analisada a organização dos cursos de matemática no centro deste processo. De um lado, a análise das diretrizes norteadoras da formação, no período, privilegia, a orientação jurídica: a legislação nacional, o currículo etc. e, de outro lado, no plano institucional, a orientação tecno-científica da formação. Foi constatado um alinhamento institucional, às vezes de modo acrítico, à orientação legal. Disso resultou uma formação aligeirada, fragmentada e demasiadamente generalista do professor de matemática.

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Biografia do Autor

Renato Gomes Nogueira

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Publicado
2016-11-16
Como Citar
Nogueira, R. G. (2016). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UEMT: 1962-1979. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 11(21). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2577