UNIVERSIDADE: EDUCAÇÃO ESPECIAL E O PROCESSO DE INCLUSÃO NOS CURSOS DAS LICENCIATURAS

  • Carina Elisabeth Maciel de Almeida
  • Mariluce Bittar

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como as universidades de Mato Grosso do Sul, por meio dos cursos de licenciatura, contemplam as disciplinas de Educação Especial e enfocam a política de educação inclusiva preconizada pelas políticas educacionais. Como procedimentos e instrumentos de coleta de dados foram utilizados documentos oficiais das universidades, ementas das disciplinas de educação especial e legislações pertinentes. Os resultados apontam que as universidades, até o ano de 2004, não incluíam em todas as licenciaturas, disciplina de educação especial; nos cursos em que é oferecida a ênfase é na formação para os primeiros anos do ensino fundamental. Denota-se um descompasso entre o preconizado pela legislação e a prática cotidiana das universidades. Diante de movimentos sociais organizados há maior possibilidade de influenciar nas políticas internas das universidades.

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Biografia do Autor

Carina Elisabeth Maciel de Almeida

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Bolsista da CAPES.

Mariluce Bittar

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB),
Vice-Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política de Educação Superior (GEPPES).

Publicado
2016-11-16
Como Citar
Almeida, C. E. M. de, & Bittar, M. (2016). UNIVERSIDADE: EDUCAÇÃO ESPECIAL E O PROCESSO DE INCLUSÃO NOS CURSOS DAS LICENCIATURAS. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 11(21). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2580