A PSICOLOGIA HISTÓRICO-DIALÉTICA: SURGIMENTO E CONTRIBUIÇÕES

  • Maria Eleusa Montenegro

Resumo

Este estudo não é apenas um trabalho acadêmico, mas uma trajetória de vida em busca de uma teoria da Psicologia e da Educação para os cursos de Licenciaturas, tema de trabalho desta pesquisadora; uma teoria que levasse em conta as determinações sócio-econômico-políticas e culturais na constituição do homem. Esse cunho mais progressista, sobretudo na Psicologia, foi encontrado nos autores soviéticos. Entretanto, foi necessário buscar antes os pressupostos filosóficos e teóricos do materialismo históricodialético. A extensão do assunto levou ao estabelecimento de algumas categorias, a saber: homem x animal; atividade - trabalho - instrumento; a práxis; teoria x prática; linguagem; a consciência humana; o homem como ser individual; e a dialética marxista. Esse trabalho, que deu origem a uma tese de doutorado, terminou com a abordagem de um conceito mais aplicável à educação que foi o de Zona de Desenvolvimento Proximal, proposto por Lev Vygotsky.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eleusa Montenegro

Professora do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB/DF; pesquisadora da UnB; e professora aposentada da Universidade Federal de Goiás-UFG.

Publicado
2016-11-16
Como Citar
Montenegro, M. E. (2016). A PSICOLOGIA HISTÓRICO-DIALÉTICA: SURGIMENTO E CONTRIBUIÇÕES. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 10(20). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2581

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)