EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS FUNÇÕES? QUAIS INSTÂNCIAS?

  • Ordália Alves Almeida
  • Leusa de Melo Secchi
  • Tanea Maria Mariano da Silva

Resumen

Entendemos e defendemos a importância da Educação Infantil no processo de democratização da educação brasileira e na construção da cidadania das crianças de zero a seis anos. Torna-se, desse modo, fundamental pensar numa Educação Infantil de qualidade, que possa transcender práticas e concepções tradicionais e assistencialistas que se caracterizam como local de guarda ou depósito de crianças; de compensação das carências infantis; de preparação para o ensino fundamental ou ainda como pseudo-avanço de si mesma, com o propósito de promover o desenvolvimento global e harmônico da criança, dissociando a prática pedagógica, que lhe é inerente, da prática social. O objetivo deste artigo é o de caracterizar as funções básicas da Educação Infantil, formalizadas na legislação nacional, e analisar a constituição do sujeito dessa ação na contemporaneidade. Nosso propósito é o de apontar e debater as funções incorporadas pela Educação Infantil ao longo de um processo histórico e como as concepções educar e cuidar estão sendo compreendidas na atualidade. E, ainda, de que modo as instâncias responsáveis por esse nível educacional desenvolvem ações intersetoriais que contribuam para a efetivação dessas funções.

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Biografía del autor/a

Ordália Alves Almeida

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação-UFMS.

Leusa de Melo Secchi

Professora da UNAES – Centro Universitário de Campo Grande e Técnica da Divisão de Políticas e Programas para a Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.

Tanea Maria Mariano da Silva

Professora da Universidade para o Desenvolvimento da Região do Pantanal – UNIDERP e Professora substituta da UFMS.

Publicado
2016-11-17
Cómo citar
Almeida, O. A., Secchi, L. de M., & Silva, T. M. M. da. (2016). EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS FUNÇÕES? QUAIS INSTÂNCIAS?. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 10(20). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2586