TRABALHO E EDUCAÇÃO NOS ERVAIS DE MATO GROSSO (1870-1930)

  • Carla Villamaina Centeno

Resumo

Este artigo discute a relação entre educação e trabalho nos ervais mato-grossenses no período compreendido entre os anos de 1870 a 1930. O período circunscrito justifica-se por se tratar de uma época em que a economia do mate mais se desenvolveu. Objetiva-se fazer uma análise descritiva do processo de elaboração da erva-mate, observando as modificações e de que forma esses trabalhadores transmitiam às novas gerações o saber contido nesse trabalho. Como fontes foram utilizadas obras da historiografia, da literatura e entrevistas. Para enriquecer o conteúdo, esse estudo traz, também, a descrição do processo utilizando-se de fotografias. Como fundamento foi utilizada a teoria de Marx sobre a objetivação do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Villamaina Centeno

Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e da Universidade para o desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP.

Publicado
2016-11-18
Como Citar
Centeno, C. V. (2016). TRABALHO E EDUCAÇÃO NOS ERVAIS DE MATO GROSSO (1870-1930). InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 9(18). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2600