ALGUMAS NOTAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DA FRANÇA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS POUCO QUALIFICADAS

  • Maria Helena Rossi Vallon

Resumo

O objetivo deste artigo é oferecer uma pequena amostra da trajetória que alguns centros de formação profissional franceses têm empreendido na busca da complexa tarefa da (re)inserção profissional de pessoas pouco qualificadas. Para tanto, ele foi dividido em quatro itens: no primeiro expõe-se, através da visão de dois autores, a correlação de fatores a que está atada a empregabilidade naquele país: fatores próprios de ordem cultural, técnica e econômica.O segundo apresenta, de maneira suscinta, o sistema francês de formação profissional contínua: os princípios que o definem, o público beneficiário, os setores do mercado da formação (setor público, o setor privado e a junção do público e do privado). Em seguida, faz-se uma projeção política dos centros de qualificação para que eles atendam às necessidades presentes e futuras de qualificação para o público com baixo nível de qualificação. Por último apresenta-se algumas estratégias de formação onde se preconiza a formação como projeto de desenvolvimento profissional a longo prazo.

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Biografia do Autor

Maria Helena Rossi Vallon

Ex-professora visitante do Departamento de Economia e Administração - UFMS.

Publicado
2016-11-18
Como Citar
Vallon, M. H. R. (2016). ALGUMAS NOTAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DA FRANÇA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS POUCO QUALIFICADAS. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 9(17). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2601