EM QUESTÃO A PSICOPEDAGOGIA NA ESCOLA

  • Fátima Regina R. Burlamaqui

Resumo

Trata-se da análise dos fundamentos teórico-metodológico da Psicopedagogia com o objetivo de desvelar os seus pressupostos, levantando a questão do retorno ao psicologismo na educação. Os procedimentos metodológicos utilizados foram as análises das publicações da Associação de Psicopedagogia: Revista Boletim e a Revista Brasileira de Psicopedagogia, no período de 1984 a 1994. Os resultados revelados por intermédio das análises dos artigos indicam uma ‘‘retomada’’ com maior ênfase, das antigas relações entre a Psicologia e a Educação, revigorando a psicologização dos processos educacionais. A abordagem Psicológica é que se faz mais presente nessas publicações, e numa vertente quase predominantemente clínica. Acredita-se que a Psicologia não tenha se ausentado da escola e mesmo do imaginário dos educadores, quando se percebe que eles permanecem solicitando o aval da Psicologia para as explicações das dificuldades educativas. Pode-se dizer que tal encaminhamento ocorre em função de razões históricas e sociais.

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Biografia do Autor

Fátima Regina R. Burlamaqui

Psicóloga, Psicopedagoga, Professora Universitária e Mestra em Educação

Publicado
2016-11-21
Como Citar
Burlamaqui, F. R. R. (2016). EM QUESTÃO A PSICOPEDAGOGIA NA ESCOLA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 5(9-13). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2636

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