EM BUSCA DE UMA IMAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS PRODUZIDOS POR INFORMANTES BRASILEIROS

  • Glaucia Muniz Proença Lara

Resumo

Nosso objetivo, no presente trabalho, é detectar a imagem da língua portuguesa que se contrói em discursos que circulam tanto no contexto escolar quanto no meio social mais amplo. Assim, num primeiro momento, analisamos textos produzidos por professores de português que atuam em escolas do Ensino Fundamental e/ou Médio, localizadas em Campo Grande - MS, recorrendo, para tanto, a semiótica greimasiana e a análise do discurso de linha francesa (AD). A articulação entre essas abordagens teóricas permite-nos explicar por que uma determinada imagem da língua, que a toma como um bloco homogêneo, estático e acabado, é reproduzida pelos informantes- professores, através de um discurso bastante padronizado, sendo raras as rupturas encontradas. A partir da análise do discurso do professor de português, procedemos, num segundo momento, ao confronto com outros discursos, produzidos por sujeitos escolarizados e não escolarizados, todos eles residentes em Campo Grande - MS. Esse cotejo de discursos nos leva a postular que é, em linhas gerais, a mesma imagem limitada e estereotipada da língua, presente no discurso do professor de português, que se mostra dominante no universo cultural examinado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia Muniz Proença Lara
Professora doutora do Departamento de Letras/CCHS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Publicado
2016-11-22
Como Citar
Lara, G. M. P. (2016). EM BUSCA DE UMA IMAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS PRODUZIDOS POR INFORMANTES BRASILEIROS. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 3(6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2671