EM BUSCA DE UMA IMAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS PRODUZIDOS POR INFORMANTES BRASILEIROS
Resumo
Nosso objetivo, no presente trabalho, é detectar a imagem da língua portuguesa que se contrói em discursos que circulam tanto no contexto escolar quanto no meio social mais amplo. Assim, num primeiro momento, analisamos textos produzidos por professores de português que atuam em escolas do Ensino Fundamental e/ou Médio, localizadas em Campo Grande - MS, recorrendo, para tanto, a semiótica greimasiana e a análise do discurso de linha francesa (AD). A articulação entre essas abordagens teóricas permite-nos explicar por que uma determinada imagem da língua, que a toma como um bloco homogêneo, estático e acabado, é reproduzida pelos informantes- professores, através de um discurso bastante padronizado, sendo raras as rupturas encontradas. A partir da análise do discurso do professor de português, procedemos, num segundo momento, ao confronto com outros discursos, produzidos por sujeitos escolarizados e não escolarizados, todos eles residentes em Campo Grande - MS. Esse cotejo de discursos nos leva a postular que é, em linhas gerais, a mesma imagem limitada e estereotipada da língua, presente no discurso do professor de português, que se mostra dominante no universo cultural examinado.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

