A Formação de Professores Indígenas em Escolas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul: Uma Experiência a Partir da Ação Saberes Indígenas na Escola
Resumo
O artigo é resultado de reflexões, ainda em desenvolvimento, vinculado ao grupo de pesquisa/CNPq – Educação e Interculturalidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB. O texto tem como objetivo descrever as experiências dos autores no processo de formação de professores Guarani e Kaiowá na Ação Saberes Indígenas na Escola, mais especificamente no contexto das aldeias: Taquapery (município de Coronel Sapucaia), Guaimbé e Rancho Jacaré (município de Laguna Carapã). A Ação Saberes Indígenas na Escola é uma política estabelecida pelo Ministério da Educação e integrante do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais, cujo os objetivos principais são promover a formação continuada de professores que atuam na educação escolar indígena na educação básica e oferecer, por meio da produção de livros didáticos e paradidáticos, recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas. No Mato Grosso do Sul a ação abrange os Territórios Etnoeducacionais Povos do Pantanal e Cone Sul, desenvolvida em rede, composta por 4 núcleos: UFMS, UCDB, UEMS e UFGD, todos coordenados pela UFMS.Downloads
Referências
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