A Formação de Professores Indígenas em Escolas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul: Uma Experiência a Partir da Ação Saberes Indígenas na Escola

  • Carlos Magno Naglis Vieira
  • Marcelo Casaro Nascimento

Resumo

O artigo é resultado de reflexões, ainda em desenvolvimento, vinculado ao grupo de pesquisa/CNPq – Educação e Interculturalidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB. O texto tem como objetivo descrever as experiências dos autores no processo de formação de professores Guarani e Kaiowá na Ação Saberes Indígenas na Escola, mais especificamente no contexto das aldeias: Taquapery (município de Coronel Sapucaia), Guaimbé e Rancho Jacaré (município de Laguna Carapã). A Ação Saberes Indígenas na Escola é uma política estabelecida pelo Ministério da Educação e integrante do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais, cujo os objetivos principais são promover a formação continuada de professores que atuam na educação escolar indígena na educação básica e oferecer, por meio da produção de livros didáticos e paradidáticos, recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas. No Mato Grosso do Sul a ação abrange os Territórios Etnoeducacionais Povos do Pantanal e Cone Sul, desenvolvida em rede, composta por 4 núcleos: UFMS, UCDB, UEMS e UFGD, todos coordenados pela UFMS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Magno Naglis Vieira
Doutor em Educação. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB. Formador na Ação Saberes Indígenas na Escola MEC/SECADI.
Marcelo Casaro Nascimento
Biólogo. Mestre em Desenvolvimento Local pela UCDB. Professor do professor de Ciências Naturais no curso de magistério Povos do Pantanal, do Centro Estadual de Formação de Professores Indígenas – CEFPI/SEDMS. Formador na Ação Saberes Indígenas na Escola MEC/SECADI.

Referências

ARROYO. Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

BRAND, Antônio Jacó; O impacto da perda da terra sobre a tradição kaiowá/guarani: os difíceis caminhos da Palavra. Tese (Doutorado em História). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS. Porto Alegre: 1997.

_______________; “Quando chegou esses que são os nossos contrarios” – a ocupação espacial e os processos de confinamento dos Kaiowá/Guarani no Mato Grosso do Sul. In: Multitemas. Campo Grande: UCDB. n..12, 1998.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 1.061 de 30 de outubro de 2013. Institui a Ação Saberes Indígenas na Escola. Brasília, DF, 2013.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. São Paulo: Saraiva 1997.

NASCIMENTO. Adir Casaro. AGUILERA URQUIZA, Antônio H. Currículo, diferenças e identidades: tendências da escola indígena Guarani e Kaiowá. Currículo sem Fronteiras, v. 10, p. 113-132, 2010.

_______________; BRAND, Antônio; AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário (2011). Acadêmicos indígenas em Mato Grosso do sul: negociações entre saberes para a construção da autonomia. In: SISS, Ahyas [et al.] (orgs). Educação e debates etnicorraciais. Rio de Janeiro: Quartet: Leafro.

_______________; AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário; VIEIRA, Carlos Magno Naglis. A cosmovisão e a representação das crianças indígenas Kaiowá e Guarani: o antes e depois da escolarização In: Criança indígena: diversidade cultural, educação e representações sociais. Brasília: Liber, 2011. p. 21-44.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, set. 2005. p. 107-130. (Colección Sur).

VIEIRA, Carlos Magno Naglis. “O que interessa saber de índio?”: um estudo a partir de manifestações alunos de escolas de Campo Grande/MS sobre as populações indígenas do Mato Grosso do Sul. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande.

_______________; A criança indígena no espaço escolar de Campo Grande/MS: identidade e diferença. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande/MS.

Publicado
2017-04-12
Como Citar
Vieira, C. M. N., & Nascimento, M. C. (2017). A Formação de Professores Indígenas em Escolas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul: Uma Experiência a Partir da Ação Saberes Indígenas na Escola. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 22(42/44). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/3373