Educação musical no ensino fundamental: reflexões sobre a possibilidade da música se tornar matéria escolar

  • Cássia Virgínia Coelho de Souza Universidade Estadual de Maringá, PR

Resumo

Este trabalho relata uma pesquisa feita numa escola municipal de Ensino fundamental onde houve a oportunidade de se oferecer o ensino de música para todas as turmas, com o apoio de estagiários de um curso de Licenciatura em Educação Musical, como iniciativa de uma aproximação universidade e escola. No decorrer do processo revelaram-se muitas questões, algumas comuns às práticas escolares, outras oriundas de desacordos entre seus atores, que firmaram pensamentos sobre educação musical no sistema escolar, os quais procuro discutir neste texto. A ação conjunta universidade – escola não teve êxito, pois não há experiências musicais pedagógicas suficientes para que se possa apontar algo sobre os saberes escolares em música e sobre a aplicabilidade do ensino regular de música na escola de Educação Básica.

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Biografia do Autor

Cássia Virgínia Coelho de Souza, Universidade Estadual de Maringá, PR
cvcoelhosouza@gmail.com
Publicado
2017-10-16
Como Citar
Souza, C. V. C. de. (2017). Educação musical no ensino fundamental: reflexões sobre a possibilidade da música se tornar matéria escolar. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 23(45). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5074